Sua alimentação agride ou defende você?

Cuidar da dieta é muito mais do que uma questão estética. Ela determina a qualidade de vida

Imagem de capa - Sua alimentação agride ou defende você?

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus?” , descreve a Bíblia em 1 Coríntios 6.19. As Palavras do apóstolo Paulo deixam claro: o corpo é um templo. Mais do que isso: é casa do Próprio Espírito de Deus.

Você tem sido cuidadoso ou agressivo com essa casa?
Como todo templo, o corpo também precisa de cuidados, de boa manutenção para permanecer de pé e proporcionar conforto, beleza e segurança e esse cuidado passa diretamente pela alimentação.

Raras vezes um ditado popular foi tão correto quanto aquele que diz “você é o que você come”. A alimentação é decisiva para ter saúde.

Ela determina a composição química do organismo, proporciona as substâncias de que ele precisa para sua estrutura e seu funcionamento, repõe o que ele precisa, gera energia e influencia a imunidade, entre muitas outras funções.

Homens costumam, no geral, gostar de comidas mais calóricas, nem sempre as mais saudáveis – aquele churrascão apetitoso, um suculento hambúrguer, o misto-quente que atrai pelo cheiro no balcão da padaria, etc. Sem falar nas guloseimas entupidas de gordura, sódio e açúcar consumidas em frente à TV por horas. Claro, precisamos de calorias, mas na dose certa, sem exageros que só trarão problemas cardiovasculares, sobrepeso e outros males, principalmente se a má alimentação se somar ao sedentarismo.

Como pode o Espírito Santo habitar um templo que está, o tempo todo, prestes a cair? Conforme lembra o Bispo Júlio Freitas em seu blog, “pensar na alimentação diária é um investimento tanto na sua saúde física quanto na espiritual, pois demonstra zelo para com o templo do Espírito Santo. Por isso, corte as calorias desnecessárias da sua dieta. Evite comidas muito condimentadas ou gordurosas. Afaste-se das bebidas alcoólicas, dos refrigerantes e dos fast-foods. Elimine os alimentos ultraprocessados de suas refeições. Busque o que é saudável”.

SOMENTE AOS DISCIPLINADOS
Como já ficou claro, cuidar do corpo não é fácil. “Alimentar-se bem, assim como todo ato de fé, exige disciplina e persistência”, avisa o Bispo Júlio. “Infelizmente, os alimentos mais calóricos e nocivos à saúde são os mais apelativos à visão, ao olfato e ao paladar. É triste ver a falta de zelo que as pessoas têm com algo que pertence a Deus. O corpo que estamos usando deve ser cuidado com dedicação. Não cuidar dele é também um sintoma de declínio espiritual. Mantenha-se disciplinado e zeloso em sua alimentação. E você descobrirá como é recompensador cuidar do Templo do Espírito Santo.”

Em tempos de Covid-19, esse cuidado deve ser redobrado, pois muitos estudos mostram que os homens são mais vitimados pela doença do que as mulheres, justamente por uma tendência de escolher os alimentos mais calóricos e prontos para consumo (ultraprocessados e cheios de conservantes), o que impacta negativamente o corpo. A Covid-19 é uma doença oportunista que agrava outras doenças já existentes e tem levado muitos à morte.

O IntelliMen, aliás, já advertiu sobre isso bem antes da pandemia, em seu Desafio 31: “Identificar seu peso saudável e ajustar sua alimentação e atividade física para alcançá-lo”. Homens inteligentes mantêm corpo e mente em ação, juntos, favorecendo o espírito.
Acesse o Desafio 31 usando o código QR Code abaixo e veja como a partir de dicas simples sua saúde pode ser beneficiada com a disciplina alimentar aliada aos exercícios físicos corretos.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel - Foto: Getty images