Solidão é a nova companhia

O tema foi abordado no “The Love School”, exibido no último sábado (20). Saiba mais

A solidão foi o tema do programa The Love School – A Escola do Amor, exibido no último sábado (20). Pois, não são poucas as pessoas que alegam ter nela uma boa companhia. Será mesmo?

Por que é importante:

O apresentador Renato Cardoso destaca que a solidão tem se tornado um problema de estado. Inclusive, muitos governos estão procurando saber o que fazer com as pessoas solitárias, uma vez que tem se tornado um problema de saúde física e mental.

Para o apresentador Renato Cardoso. normalmente, as pessoas que optam por viver sozinhas são aquelas que sofreram algum tipo de trauma e decepções nos relacionamentos.

O que os professores falaram a respeito:
  • A solidão é uma consequência, não uma escolha. Quando a pessoa é jovem, normalmente, não se preocupa com isso, mas as escolhas que ela vai fazendo ao longo da vida, futuramente, vão resultar nesse problema.
  • Se você planeja construir uma família, uma relação sólida, precisa investir nisso agora, da mesma forma que investe desde cedo nos estudos e na carreira.
  • A pessoa que é solitária, por mais que alcance sucesso financeiro e profissional, se ela não tem uma família, não se sente realizada;
  • Por mais que você pense que será independente e terá liberdade para fazer o que bem quiser, a realidade não é essa.

Realidade da solidão:

1 – Se engana achando que está feliz: Mas, na verdade, esconde uma infelicidade. Entre uma atividade e outra bate a dor da realidade, [ou seja], que não é tão bom assim ser sozinha.

2 – Frustração futura: Essas frustrações vêm em várias formas. Às vezes, em outros relacionamentos fracassados, na solidão, nos sonhos não realizados.

3 – Pet como prêmio de consolação:  Eles minimizam um pouquinho a dor, mas não é a mesma coisa. Então, você pode investir na sua vida amorosa, ser feliz no amor e ter um pet também.

4 – Escolhas sempre erradas: Quando a pessoa faz escolhas erradas, o resultado, inevitavelmente, vai ser a solidão como companhia.

Não insista na solidão:
  • “Todos nós, em algum momento, temos que passar pela solidão, mas não é um lugar de estadia, você não deve ficar aí e nem querer isso para o seu futuro”, aconselha Cristiane Cardoso.
  • “Não tente mentir para si mesmo e dizer que a solidão é uma boa companhia. Não é. Se você está sozinho, faça o melhor disso, mas o melhor é que você invista nos seus relacionamentos para que possa contar com a companhia agradável de pessoas para a sua vida toda”, acrescenta Renato.
Terapia do Amor

Venha combater a solidão participando da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão e em outras localidades. Consulte aqui os endereços.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: iStock