Socorro nas ruas de Praia Grande (SP), durante onda de frio intenso

Universal mobilizou os voluntários, em conjunto com a prefeitura, para auxiliar as pessoas que vivem nas ruas

Imagem de capa - Socorro nas ruas de Praia Grande (SP), durante onda de frio intenso

As Regiões Sul e Sudeste do País passam por uma intensa onda de frio em diversas cidades. O município de Praia Grande, por exemplo, apesar de estar localizado no litoral do Estado de São Paulo, também tem encarado baixas temperaturas.

Por lá, os termômetros marcaram mínima de 9° graus no final do mês de julho, o que causou grande preocupação, especialmente com as pessoas que vivem em situação de rua. Neste período de inverno, as pessoas que não têm onde morar são as que mais sofrem porque não têm agasalhos nem alimentos ou cobertores adequados para driblar o frio. Em Praia Grande, segundo a prefeitura, pelo menos 270 pessoas vivem nas ruas.

Por isso, a Universal local, por meio do projeto Anjos da Madrugada, em parceria com a prefeitura, realizou um mutirão para ajudar essas pessoas. Com o apoio de mais de 30 voluntários da Igreja, o Ginásio Mirins III, situado no Bairro do Forte, se tornou um lugar de acolhida aos cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade.

Lá, eles tiveram acesso a banho quente, kit de higiene pessoal, refeição fresca e quente, puderam passar a noite ali e se abrigar do frio intenso. E não foi só isso: os que possuem cachorros puderam levá-los e eles receberam água, ração e tiveram um espaço para recreação.

O vereador Paulo Monteiro (Republicanos), que tem ampla atuação em projetos sociais, reconheceu e agradeceu a contribuição da Universal neste momento. “Sabemos como esse trabalho com os moradores em condição de rua é importante. Essas pessoas enfrentam dificuldades todos os dias e, por isso, é excelente que existam pessoas que se preocupam com elas”, disse.

O Pastor Souza Oliveira, responsável pelo trabalho de evangelização da Universal na cidade, destacou que “o momento mais marcante foi quando as pessoas se deitavam para dormir e os voluntários se aproximavam delas para transmitir uma Palavra de Fé a elas”.

O local continuará aberto a todos nos próximos dias para que tenham acesso a ele. Para entrar, não é preciso fazer cadastro prévio.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Cedida