Sociedade e tecnologia: estudo faz previsão para os próximos dez anos
O que esperar do futuro da humanidade?
Uma agência digital de publicidade global, chamada Dentsu, divulgou um relatório intrigante. O objetivo da pesquisa era avaliar as mudanças tecnológicas para o futuro e como elas podem impactar as marcas globais.
Chips cerebrais para ajudar na memória, exoesqueletos robóticos para auxiliar o corpo de trabalhadores em atividades manuais e até “smart drugs” (substâncias bioquímicas que prometem melhorar o rendimento no trabalho e nos estudos) estão na projeção do relatório.
Para esta análise, o relatório foi dividido em quatro categorias: ativismo universal, sociedade sintética, grandes marcas e o dividendo humano.
Segundo os pesquisadores, o que modela esse futuro é o comportamento dos consumidores sobre aspectos da vida humana, por exemplo, saúde e entretenimento, tudo impulsionado pelo avanço tecnológico. A consequência é que a sociedade se tornará cada vez mais dependente da tecnologia.
Vale lembrar que um subgênero da ficção científica, chamado Cyberpunk, ainda nas décadas de 1980 e 1990, já tratava dessa temática do “virtual” se fundindo com o “real”, em que a vida humana seria dominada pelas tecnologias. Havia, inclusive, uma máxima que definia essa nova sociedade com a frase “High tech, low life” (“Alta tecnologia e baixa qualidade de vida”, na tradução livre do inglês). Geralmente, as histórias tratavam de uma vida humana sem valor e cidades altamente computadorizadas.
O que esperar do futuro da humanidade?
Com os avanços do conhecimento, aliados aos interesses corporativos e de governos, as tecnologias estão ganhando espaço cada vez mais na sociedade. Mas, a verdade é que, segundo a Bíblia, a humanidade caminha para a autodestruição.
Isso acontece porque a natureza humana é decaída desde o Jardim do Éden (a novela “Gênesis” tem abordado este tema em detalhes). Ou seja, os seres humanos se entregaram às suas paixões, inclinaram-se para a maldade e deram as costas para Deus. A humanidade negou submissão às orientações Divinas, que eram para o nosso próprio bem. Por isso, a Bíblia nos mostra que um dia o Juízo virá sobre a Terra.
O livro bíblico de Apocalipse, por exemplo, revela uma sucessão de catástrofes que atingirão o mundo que conhecemos. No capítulo 8, vemos uma sequência de trombetas que anunciam eventos contra a Terra.
Sobre esta passagem, no livro A Terra vai pegar fogo, o Bispo Renato Cardoso analisa: “Um terço de coisas cruciais para a sobrevivência é destruído: a vegetação e a agricultura, a vida marinha, as embarcações marítimas, a água potável e a luz do dia e da noite. Aparentemente, Deus usa aqui partes de Sua própria criação para mostrar ao ser humano sua rebeldia”.
Portanto, é importante que as pessoas compreendam que este mundo em que vivemos tem prazo de validade. Entretanto, a nossa alma é eterna e será destinada ao Reino dos Céus ou ao inferno conforme o nosso relacionamento com Deus em vida.
Se você deseja compreender o fim dos tempos segundo a Bíblia, adquira o seu exemplar. Na plataforma Univer Vídeo, você também encontra uma série especial sobre o tema.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo