"Situação surreal e assustadora": na Alemanha, Universal realiza ação social para ajudar vítimas de enchente
De alimentos a eletrodomésticos, voluntários da Igreja têm atuado junto à Cruz Vermelha. Saiba detalhes
Desde a última semana, o mundo tem visto a situação que a Alemanha e a Bélgica têm enfrentado devido às enchentes. As ruas se tornaram, praticamente, rios; carros foram arrastados e casas invadidas por água e lama.
As cidades mais atingidas na Alemanha são as que estão localizadas no curso do rio Ahr, que nasce muito próximo à fronteira com a Bélgica, como a cidade de Bad Neuenahr-Ahrweiler.
Na Alemanha, até o fechamento desta reportagem, 165 tinham morrido, destas, 117 na Renânia-Palatinado, 47 na Renânia do Norte-Vestfalia e 1 na Baviera. Além disso, outras 31 pessoas perderam a vida na Bélgica.
Além da Alemanha e Bélgica, a Holanda também tem registrado focos de enchentes, mas não há relatos de mortes.
No último domingo (18), a chanceler Angela Merkel afirmou que o que a Alemanha tem vivido “é uma situação surreal e assustadora”.
“Diria até que o idioma alemão tem dificuldade em encontrar palavras para descrever a devastação que foi causada”, disse Merkel.
Apoio
O Pastor Ulisses Vidal, responsável pela Universal no local, afirmou que, felizmente, nenhum templo foi atingido pelas enchentes. Contudo, muitas pessoas têm precisado de ajuda no país.
“Segundo relatos das pessoas nas regiões afetadas, tudo aconteceu muito rápido e a maioria foi pega de surpresa; a força das águas foi tão grande que destruiu estradas, casas, telecomunicações, eletricidade, etc; algumas casas ruíram e outras precisam ser avaliadas para saber se estão seguras para habitar”, disse.
Infelizmente, no entanto, um membro da Universal teve sua casa atingida pelas fortes chuvas. Ele passa bem, está com sua família, e a Universal tem mobilizado voluntários para ajudá-lo na sua casa.
“Já estamos organizando com os voluntários, a fim de ajudar na limpeza, porque a água já foi escoada, mas a lama permaneceu. Vamos ajudar com doação de móveis, água, alimentos e bens de primeira necessidade”, destacou o Pastor.

Além disso, a Universal também tem se mobilizado para ajudar a população, por meio de doações. “Fizemos a entrega de alimentos, roupas e eletrodomésticos junto à Cruz Vermelha, que é um dos pontos de coleta de doações, e depois procede a distribuição, uma vez que é difícil chegar até os locais mais afetados, e existe um controle de quem chega a esses locais”, afirmou o Pastor.
O Pastor Ulisses ainda reiterou que “a Universal não está na Alemanha de uma forma teórica, mas, sim, de forma ativa e sempre pronta para auxiliar aqueles que necessitam”.
Contudo, a Universal não tem levado apenas apoio material, mas, também, espiritual, em meio a um momento tão delicado em que o país enfrenta.
“Muito além do apoio físico, se faz necessário o apoio espiritual, porque o que é material se reconstrói, mas as marcas na alma não se apagam sem esse apoio, e é para isso que trabalhamos”, concluiu o Pastor.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo