“Síndrome da Gaiola” afeta comportamento e saúde mental de crianças e adolescentes

Especialistas alertam para um novo transtorno de ansiedade. Na maior parte das vezes, sintomas já existiam e foram agravados durante a pandemia

Imagem de capa - “Síndrome da Gaiola” afeta comportamento e saúde mental de crianças e adolescentes

A pandemia de Covid-19 tem causado uma série de problemas no âmbito da saúde mental e atingido também o comportamento de crianças e adolescentes no Brasil. Especialistas alertam para um novo transtorno de ansiedade, a chamada “Síndrome da Gaiola”. O nome se dá em uma analogia ao comportamento de aves que crescem em cativeiro. Quando a gaiola é aberta, e elas têm a oportunidade de sair e voar, optam por continuar lá dentro.

A saber, a sensação de medo agravada pela pandemia pode fazer com que os jovens deixem de receber estímulos do mundo externo. Muitos estão com receio de sair de casa bem como voltar para as aulas presenciais. Este afastamento da vida social e da convivência com amigos é prejudicial, limita aprendizados e experiências imprescindíveis ao desenvolvimento da identidade e à formação de valores, por exemplo.

Ansiedade antes da pandemia

O tema vem sendo muito abordado e, recentemente, foi foco de um debate na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara dos Deputados. Entre os participantes estava o psiquiatra especializado em infância e adolescência Gabriel Lopes, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Lopes foi quem cunhou o termo “Síndrome da Gaiola”. Referindo-se aos jovens que estão se apoiando nas modalidades virtuais e desconsiderando o contato com o mundo exterior.

Ademais, estava presente também o psiquiatra Guilherme Polanczyk, da Universidade de São Paulo (USP). Em entrevista ao jornal da USP, ele explicou que “existem pessoas que estão muito assustadas com a pandemia, em um nível em que realmente não saem de casa (…) essas pessoas, na maior parte das vezes, já apresentavam algum tipo de transtorno mental, frequentemente um transtorno de ansiedade antes da pandemia, ou, pelo menos, sintomas, e com esse estressor grande que a pandemia constitui, realmente apresentaram uma piora”.

Assista abaixo à matéria sobre o tema exibida recentemente no jornal “SP Record”:

Participe de um encontro de fé

Em toda a Universal, às sextas-feiras, se realiza um encontro de fé para quem tem vivido de fracassos ou tem sofrido com angústia, depressão, medo, opressão – sem uma causa aparente. Talvez você não saiba, mas por trás de todo esse sofrimento existe uma amarração espiritual. Portanto, a única maneira de se livrar desse tormento é atacando esse mal na raiz.

Participe deste encontro especial em prol da sua libertação espiritual. Em São Paulo, no Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no bairro do Brás, as reuniões acontecem às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Além disso, se preferir, clique aqui e encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock