Simão Zelote: de rebelde a seguidor de Cristo

Saiba mais sobre a história desse personagem que aparece na novela Jesus, exibida pela Record TV

Imagem de capa - Simão Zelote: de rebelde a seguidor de Cristo

Simão, o zelote, é um dos apóstolos que trazem o exemplo da transformação em Cristo. Na novela Jesus, ele é irmão de Barrabás, um líder rebelde. Os dois cresceram em meio às dificuldades. O pai foi executado na fogueira, também perderam a mãe e não tiveram luxos. Mas Simão sempre apresentou uma personalidade firme e leal. Confira mais no vídeo abaixo:

A Bíblia não fala como era a vida desse personagem, mas o termo usado para se referir a ele, “zelote”, traz algumas peças do quebra-cabeça que ajudam a montar a história de Simão. Primeiramente, vale ressaltar que “Simão” era um nome muito comum na época de Cristo – inclusive entre os apóstolos havia outro “Simão”, o Pedro. Por profissão, Simão era pescador. Porém, aparentemente, ele fazia parte da facção dos zelotes também.
Quando Roma invadiu o território judeu, obrigou o povo a pagar impostos e levou um pouco de sua cultura para o local. Muitos judeus não concordavam com aquilo e desejavam o retorno dos tempos de glória do rei Davi e do rei Salomão, em que Israel era próspera e independente. Então, por causa disso, muitas revoltas e indignações surgiam entre os judeus. Em meio a essa pressão, um grupo de extremistas, chamado zelotes, se opôs aos romanos. O nome desejava sugerir o zelo que tinham com as leis de Moisés e o passado judaico.
Assim como os fariseus, os zelotes faziam uma interpretação literal do Texto Sagrado. A diferença era que os fariseus se adaptavam aos jogos políticos da época, enquanto os zelotes eram extremamente radicais e violentos. Entretanto, vale observar que dessa maneira eles acreditavam – erroneamente – que estavam atendendo a vontade do Altíssimo. Os zelotes imaginavam que quando o Messias viesse, livraria o povo judeu do domínio de Roma.
Eles acreditavam na liberdade pela espada. Aceitavam morrer, se fosse preciso. E logo o grupo tomou a forma de uma ideologia política entre os judeus – uma referência aos movimentos é dada no livro de Atos, capítulo 5, do versículo 36 ao 38.
Pode ser que Simão, antes de conhecer o Senhor Jesus, fosse um simpatizante pela causa dos zelotes. Talvez ele não tivesse efetivamente usado espadas, mas isso mostra o interesse que ele tinha em ver a libertação de seu povo. E, com o tempo, vendo a atitude de Jesus diante dos quebrantados de coração, percebeu que a libertação não aconteceria pela espada (e nem de um contexto político), mas sim pela fé (e em um plano espiritual).
Muitas pessoas nos dias de hoje acreditam apenas no mundo material e se esquecem do plano espiritual – assim como aconteceu com Simão. Ele estava tão apegado ao que era palpável que mesmo conhecendo a Palavra de Deus não conseguia perceber que a verdadeira transformação de vida só pode acontecer por meio da ação do Espírito Santo. Infelizmente, muitas pessoas dentro da igreja também pensam dessa maneira. É preciso compreender que além dos milagres que o Senhor Jesus pode fazer, Ele também veio para estabelecer um Reino Eterno. A Salvação, por meio de Seu sacrifício na cruz, é o bem mais importante que uma pessoa pode ter.
Outro fato interessante é que Mateus, um dos discípulos, era um judeu cobrador de impostos a serviço de Roma. Em outras palavras, ele representava contra quem Simão lutava antes de conhecer o Messias. E, no entanto, os dois conviviam pacificamente no grupo dos discípulos e se tratavam com respeito. O que prova a unidade em Cristo. Os dois discípulos foram tão transformados pelas palavras do Senhor, que deixaram no passado todas as diferenças, crenças e valores que conduziam as suas vidas. Assim também deve ser em nossa vida. Não podemos permitir que a natureza humana nos atrapalhe de seguir conforme o Senhor Jesus deseja. Precisamos deixar para trás as nossas vontades, o nosso preconceito e tudo o que nos impede de ter uma aliança verdadeira com Ele.
Novela Jesus
Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h55. Essa superprodução retrata em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Blad Meneghel