Sexta-feira da mente protegida

Blinde os seus pensamentos com a proteção de Deus e viva a paz verdadeira

Imagem de capa - Sexta-feira da mente protegida

Em um mundo tão caótico, poucas pessoas conseguem permanecer com a mente protegida. São pensamentos acelerados, preocupações constantes e os medos que insistem em permanecer. Você tem vivido assim?

Pensamento autocrítico:

O psiquiatra Isaac Efraim, no quadro “Os Mistérios da mente humana”, explica que o pensamento autocrítico — isto é, quando somos excessivamente duros conosco — é um dos vilões que pode causar efeitos negativos na saúde mental.

Ele explica que esse tipo de pensamento pode se tornar um padrão mental nocivo, que “nos leva à destruição”, se não for controlado.

Consequências negativas desse tipo de pensamento:

  • Gerar sofrimento emocional contínuo (angústia, culpa, tensão interna);
  • Prejudicar a autoestima, fazendo com que nos vejamos de forma distorcida ou mais desfavorável do que realmente somos;
  • Aumentar vulnerabilidade a transtornos mentais (como depressão e ansiedade);
  • Levar a um ciclo em que a autocrítica retroalimenta mais autocobrança e sofrimento.

Dicas / estratégias para lidar com a autocrítica

O especialista dá algumas orientações para reduzir ou equilibrar esse tipo de pensamento:

  • Ter consciência de quando a autocrítica está ocorrendo, isto é, “observar” esse pensamento em vez de aceitá-lo automaticamente;
  • Desenvolver autocompaixão: tratar-se com mais gentileza, reconhecimento de limitações humanas;
  • Reduzir expectativas irreais sobre si mesmo — aceitar que errar ou não alcançar determinado padrão não significa falha total.
  • Substituir discursos internos negativos por interpretações mais equilibradas: questionar “será que estou exagerando?”
  • Possivelmente buscar ajuda profissional — terapia ou orientação psicológica — para aprender técnicas e estratégias mais específicas.

No entanto, a Bíblia oferece uma promessa transformadora:

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti.”

Essa é uma paz que nada neste mundo pode oferecer. Ela vem do céu e guarda sua mente mesmo em meio às turbulências da vida.

Como explica o Bispo Adilson:

  • “Ninguém a não ser você pode ter acesso a sua própria mente. O diabo não conhece a sua mente. As pessoas mais íntimas, mais próximas a você não conhecem seus pensamentos. Assim como o homem não conhece tudo que há no mar por causa de suas profundezas, a mente humana é como um espaço que não dá para você dimensionar e não tem ninguém (exceto Deus, obviamente) que conheça sua mente.”

O Bispo ainda ressalta que o diabo pode até deduzir o que se passa na nossa cabeça, porque nos observa para descobrir nossas inclinações, mas ele não tem acesso aos nossos pensamentos. Assim, somente o seu espírito e Deus sabem o que está dentro de você.

Uma oportunidade de entrega e proteção

Nesta sexta-feira, 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, o Templo de Salomão realiza a Sexta-feira da Mente Protegida. Essa reunião faz parte das 13 sextas-feiras da amarração do mal, que continuam com encontros às 7h, 10h, 15h e 20h no Templo de Salomão, localizado na avenida Celso Garcia, 605.

Além disso, o encontro também acontecerá em todos os templos da Universal, permitindo que você participe na unidade mais próxima de sua casa. Para localizar, acesse universal.org/localizar.

Por isso, entregue a Deus suas preocupações e angústias. Experimente a paz verdadeira que Ele oferece e coloque sua mente sob Sua proteção nesta sexta-feira.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais:

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Reprodução