Ser companheiro pode melhorar seu casamento

Veja por que essa reivindicação da maioria das mulheres tem fundamento

Imagem de capa - Ser companheiro pode melhorar seu casamento

Existe uma grande diferença entre o que muitos homens acreditam que seja ser casado e o que é na prática. Se fizermos uma pesquisa rápida sobre o que cada homem quer para sua família, por exemplo, com certeza a maioria deles dirá que não quer que falte nada à sua esposa e aos seus filhos e que fará tudo para mantê-los longe das dificuldades. Ao menos esse é o pensamento do homem que busca agir da forma correta.

Há uma boa parcela deles que é trabalhador, que assume o papel daquele que provê sua casa com o suor de seu labor e também procura dividir as tarefas de casa, pois sabe que fica mais fácil suportar a rotina da família quando elas são divididas. Ainda assim, muitos ouvirão de suas esposas que nem sempre suas ações são suficientes para agradá-las.

Muitas esposas até podem elencar as qualidades deles: “ele é honesto, não fuma, não bebe, tem compromisso com a família, procura pagar suas contas em dia, mas…” e quando entra o “mas” na jogada é que a coisa muda de figura, pois é nas reticências que as mulheres costumam apontar um dos erros mais comuns de todos os homens: a falta de companheirismo.

Essa colocação é pontual e muitos homens não entendem como ela é importante – afinal, na cabeça deles, eles já fazem tudo que poderiam para que o casal seja feliz, mas não é bem assim. Há homens que pensam em mudar isso, mas, no fundo, não reservam um tempo para refletir o que devem fazer e, principalmente, como proceder para mudar essa conduta que tanto incomoda às esposas.

O primeiro passo é simples: converse com sua esposa. Não deixe que a relação de vocês se torne um eterno monólogo dela ou um diálogo em que você só responde a cada pergunta com um “aham” para se mostrar minimamente interessado. Assim, sua relação não vai dar certo. Será preciso um esforço maior e real em que você se comprometa a partilhar com ela, afinal, o relacionamento é uma troca e talvez você não esteja contribuindo para essa troca como deveria.

As mulheres querem sentir que podem contar com o homem em todos os momentos da vida e em tudo que for necessário. Quando ele se dispõe a estar presente realmente, isso faz toda a diferença. Ações simples como ligar para perguntar se ela quer que ele traga algo do supermercado ou para saber se ela está bem são eficazes. É bom deixar claro que ações como essas não devem ser baseadas no ciúme infundado. Aqui a motivação é outra: ela se baseia no amor e na confiança.

Aqueles que ligam a toda hora para saber se sua esposa precisa de algo ou que muitas vezes nem tem o que dizer, na verdade, podem ter um problema sério de insegurança e precisam mudar sua atitude para que de fato se tornem verdadeiros companheiros.

Lembre-se que o companheirismo é fundamental em qualquer relacionamento. Quando você é companheiro e carinhoso sua esposa se sente bem, querida, amada e também especial. Você não precisa levar flores todos os dias para ela, mas, com certeza, mudar a forma como a trata já fará uma grande diferença. Não esqueça que essa relação precisa ser sacramentada por Deus para que o Espírito Santo seja a base dela e abençoe essa união.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Eder Santos