Sequestro de dados: criminosos usam estações públicas de carregamento para acessar smartphones

O alerta foi dado pelo FBI, a Polícia Federal americana. Saiba como evitar a ação dos criminosos

Imagem de capa - Sequestro de dados: criminosos usam estações públicas de carregamento para acessar smartphones

Mais um alerta contra golpes cibernéticos foi acionado: recarregar a bateria do celular em totens de energia disponibilizados em locais públicos pode ser uma oportunidade para que os dados do seu smartphone sejam roubados por criminosos. O alerta contra o novo golpe foi divulgado pelo FBI, a Polícia Federal americana, por meio de uma publicação em sua rede social.

Como acontece:

Utilizar estações de carregamento gratuitas em espaços públicos é visto como uma vantagem para aqueles que possuem uma rotina corrida. Porém, o que foi criado para facilitar o dia a dia do público despertou em criminosos especializados em golpes cibernético uma nova forma de sequestrar dados e arquivos de seus usuários.

Ao conectar o seu dispositivo em portas USB disponibilizadas nas estações, os criminosos introduzem vírus e programas que facilitam o acesso à base de informações do smartphone. Desta forma, indivíduos mal-intencionados adquirem dados bancários e informações pessoais, além de aplicar golpes em terceiros por meio das redes sociais da vítima.

Assista à reportagem completa na íntegra do R7, clicando aqui.

Saiba evitar:

Felizmente, existem cuidados a serem tomados que podem evitar que situações como esta aconteça. Sendo eles:

  • Não utilize cabos já inseridos no totens, leve o seu próprio carregador;
  • De preferência, utilize o cabo original do seu smartphone e use uma tomada elétrica;
  • Se ainda assim deseja utilizar as estações de energia, tenha em mãos um dispositivo para bloquear o acesso aos seus dados, o USB Data Blocker. Com ele, o seu aparelho terá acesso a energia fornecida, porém, os seus dados serão preservados.

Veja também: Como evitar golpes no bolso?

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: iStock