Unicef: 86 milhões de crianças podem entrar na pobreza neste ano

O órgão pede aos governos que adotem medidas de prevenção

Imagem de capa - Unicef: 86 milhões de crianças podem entrar na pobreza neste ano

De acordo com reportagem da Agência de Notícias EFE, na última quarta-feira (27), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a ONG Save the Children,  fizeram um alerta com respeito às consequências econômicas da pandemia do novo coronavírus.

Segundo essas instituições, a pandemia pode levar 86 milhões de crianças para a pobreza em 2020. Com isso, o total mundial chegará 672 milhões. Em vista desses números elas apelam aos governos que tomem medidas de proteção social a fim de evitar o problema.

A reportagem menciona um relatório publicado pela agência da ONU e pela organização britânica que aponta um aumento da pobreza de 44% em países da Europa e da Ásia Central.

Ainda de acordo com esse relatório o impacto das medidas de combate à pandemia está causando uma perda imediata de renda. Assim, muitas família enfrentam dificuldade de pagar suas despesas básicas. Além disso, existe o perigo de que, a longo prazo, as medidas de consolidação fiscal afetem os serviços públicos dos quais essas famílias dependem.

Crise financeira e emocional

As medidas preventivas que estão sendo tomadas para conter o avanço do novo coronavírus não estão impactando apenas na vida econômica das pessoas, mas também no emocional.

No Brasil, por exemplo, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o desemprego no País subiu para 12,2% e atingiu 12,9 milhões de pessoas, apenas no primeiro trimestre desse ano.

Por conta dessas perdas econômicas, o programa Entrelinhas, recentemente exibido pelas mídias da Universal, abordou o porquê o desemprego é um grande fator de influência para que as pessoas queiram tirar a própria vida.

Na oportunidade, o Bispo Renato Cardoso, ao lado do Bispo Adilson Silva e do Pastor Jefferson Garcia, atual responsável pelo projeto Depressão Tem Cura, destacou sobre os perigos da depressão nessa fase de pandemia.

Clique aqui e assista ao programa.

(*) Com informação da Agência de Notícias EFE

imagem do author
Colaborador

Redação (*) / Foto: Getty Images