Se Deus é bom, por que os bons morrem cedo e os maus vivem tanto?

Reflita sobre esta mensagem do Bispo Renato Cardoso

Imagem de capa - Se Deus é bom, por que os bons morrem cedo e os maus vivem tanto?

Se Deus é bom, por que pessoas boas morrem cedo? Se Deus existe, por que há tanta maldade no mundo? Por que os maus saem impunes e, aparentemente, vivem bem por muito tempo? Todas essas coisas acontecem no mundo justamente porque Deus é bom. A vida longa dos maus servem para que eles tenham tempo de se arrepender. A vida curta dos justos acontece quando Deus quer guardá-los para Si.

Por que isso é importante:

O ser humano é rebelde por natureza. Ele tende a querer viver a sua falsa liberdade longe de Deus. Mas, a verdade é que o mau uso da liberdade traz consequências. Então, as coisas ruins acontecem porque a humanidade escolhe viver em pecado, distante de Deus. Entretanto, mesmo neste cenário triste, o Altíssimo pode fazer coisas boas: quando um justo morre (por mais que seja em uma tragédia), ele vai para o Céu; e o tempo de uma pessoa má, nesta Terra, serve para que ela se arrependa enquanto há tempo.

O quadro geral:

Na Bíblia, nós vemos que Deus abrevia o tempo por causa da maldade das pessoas: “Então disse o Senhor: Não contenderá o Meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.” Gênesis 6:3

  • “Então, para conter a maldade, Deus encurtou a vida das pessoas. Isso é uma coisa que você tem que entender. Porque a Bíblia indica que Deus encurta a vida das pessoas por causa da maldade. Jesus falou que, no final dos tempos, Ele também abreviaria esse tempo para que houvesse Salvação. Porque, se não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria. Mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias. Quer dizer, Deus encurta para conter a maldade do homem. Porque, se Ele deixar a coisa solta, então, não há limite para o homem”, apontou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e Fé“, no dia 25 de maio.

O que notar:

Desse modo, quando você vê uma pessoa boa morrer inesperadamente, pode ser que Deus a esteja livrando de algo pior. Ele abrevia o tempo das coisas para conter o mal. Na Bíblia, está escrito: “Preciosa é à vista do Senhor a morte dos Seus santos.” Salmos 116:15

Por outro lado, a pessoa má, em vida, está recebendo uma chance de arrependimento dos seus erros: “É Deus permitindo que aquela pessoa má viva um longo tempo, para que ela se arrependa. Porque, Ele não tem prazer na morte dessa pessoa. Então, Ele permite que a pessoa tenha a oportunidade, para que ela não diga: eu não sabia”, observou o Bispo Renato.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock