Saúde mental piorou para mais da metade dos brasileiros

Na média global, 45% dos entrevistados também afirmaram piora durante a pandemia  

Imagem de capa - Saúde mental piorou para mais da metade dos brasileiros

Ansiedade, insônia e depressão são sintomas que estão acometendo cada vez mais as pessoas por consequência da pandemia, no Brasil e em todo o mundo. Uma recente pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial — e cedida à BBC Brasil — , mostrou que 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou no último ano.

O nosso índice é superior à média dos 30 países e territórios pesquisados. O Brasil só é superado por Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%). Na média global, 45% afirmaram que a saúde emocional e mental pioraram. O estudo entrevistou 21 mil pessoas (sendo mil delas no Brasil) de 16 a 74 anos, entre fevereiro e março deste ano, de forma online.

Em meados de 2020, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já haviam destacado uma preocupação com relação à saúde mental da população no mundo todo. Por causa dos possíveis efeitos colaterais durante o enfrentamento deste período. Especialmente no que se refere ao isolamento social, ao medo de contágio e à perda de membros da família que, muitas vezes, são agravados pelas questões socioeconômicas.

A fé como ferramenta

O isolamento social, o nervosismo frente aos noticiários, o medo, a crise econômica e social, o desemprego são alguns dos motivos que podem desencadear a piora da saúde mental de um indivíduo diante do cenário em que vivemos. Entretanto, aflições como ansiedade, depressão e outros males emocionais, embora reflitam no corpo físico, têm origem na alma da pessoa.

Por isso, é muito importante, especialmente neste momento, confiar na Palavra de Deus. Mostrando que a fé é a única ferramenta eficiente no combate às aflições da alma. As nossas vidas são determinadas com base no que damos ouvidos. E, por essa razão, Deus quer que mergulhemos na Palavra e combatamos todas as dúvidas que nos vêm à mente.

Se você está passando por problemas semelhantes a esses, que o estão impedindo de realizar seus projetos e ter uma perspectiva de futuro, participe de um encontro de fé. E fique livre de tudo o que impede a sua paz e de seus familiares.

A saber, às sextas-feiras acontece uma reunião especialmente dirigida a quem sofre com problemas espirituais, a “Sessão do Descarrego”.

No Templo de Salomão, em São Paulo, o encontro de fé acontece às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Ademais, em todo o estado de São Paulo, desde 18 de abril, as reuniões voltaram a ser presenciais, respeitando o limite de 25% da capacidade.

Além disso, caso esteja em outra localidade, encontre o endereço mais perto de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images