Rede aleluia
Saiba qual é o benefício de ler a Bíblia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 7 de janeiro de 2020 - 12:39


Saiba qual é o benefício de ler a Bíblia

Infelizmente, muitos cristãos até possuem uma Bíblia, mas não a leem

Saiba qual é o benefício de ler a Bíblia

A nossa vida é moldada pelas ideias que alimentam os nossos pensamentos. Por exemplo, quando os pais moldam os filhos transmitindo para eles a cultura da família, eles tendem a crescer sob os moldes dessa educação.

O mesmo acontece quando lemos a Bíblia, porque ali estão os ensinamentos de Deus para os Seus filhos. Ela trata dos pensamentos e das vontades do Senhor. É por meio das Escrituras que o Altíssimo educa o ser humano sobre a maneira certa de se viver. E como um bom Pai amoroso, Ele jamais nos prejudicaria com os Seus ensinamentos. Tudo o que Ele orienta é para o nosso próprio bem.

Ler a Bíblia nos aproxima de Deus

A eficácia da prática da leitura bíblica é comprovada, por exemplo, quando observamos um estudo publicado pelo “Center for Bible Engagement”, iniciado em 2009.

O instituto levantou informações com 40 mil estadunidenses, de idades entre 8 e 80 anos, por meio da internet. Com o intuito de mapear qual era a relação da população geral do país com a leitura bíblica, os pesquisadores observaram a frequência com que as pessoas consultavam a Bíblia.

Um dos principais pontos da conclusão foi que o engajamento na leitura bíblica influencia, de fato, no comportamento humano. “Como ovelhas, nós tendemos a nos desviar do Pastor (Jesus Cristo). Vivendo em um mundo repleto de tentações, a desconexão com a Palavra de Deus pode aumentar as nossas chances de ceder à essas tentações. Sem uma compreensão firme da Bíblia, alimentada por meio da leitura ou escuta diária, enfraquecemos a nossa capacidade de defender a fé que afirmamos, ficamos menos confiantes em compartilhar essa fé com os outros e nos tornamos mais vulneráveis a sermos vítimas de falsos ensinamentos”, esclareceu o estudo.

Por exemplo, durante a pesquisa, as pessoas que apresentavam maior frequência em leitura bíblica ficavam 57% menos expostas à tentação do vício em bebidas, 68% menos tendenciosas ao adultério e 61% menos propensas a verem pornografia. Além disso, a vontade de compartilhar a fé com os outros se apresentava 228% maior.

Em outras palavras, o estudo mostrou o que o Senhor Jesus já havia alertado, quando esteve em forma humana na Terra: “… Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mateus 12:34

Como fazer a leitura bíblica

Entretanto, valem algumas observações durante a leitura bíblica. Primeiro, é preciso entender que não podemos tirar os versículos do contexto. Porque isso pode gerar uma compreensão equivocada do que o Texto realmente quer dizer. Ou seja, apenas extraímos informações do que está devidamente escrito. Em seguida, é preciso pensar sobre como aplicar o que se aprendeu. Porque, “meditar” não é apenas ler, mas trazer os ensinamentos para si. Igualmente, o estudo apontou que a leitura bíblica precisa vir acompanhada de outros fatores, tais como: a frequência nos encontros da Igreja e a realização de orações.

Qual tem sido a sua frequência de leitura bíblica? Um material que pode lhe auxiliar nessa tarefa é a Bíblia com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo. Pois, ao longo dela há comentários que explicam cada trecho do Texto Sagrado.


Saiba qual é o benefício de ler a Bíblia
  • Daniel Cruz / Foto: Getty Images 


reportar erro