Roer as unhas pode ser sinal de ansiedade

Saiba o que fazer para lidar com este problema

Imagem de capa - Roer as unhas pode ser sinal de ansiedade

A onicofagia, como é chamado o hábito de roer as unhas, pode ser um sinal de ansiedade e até mesmo pode ter relação com transtornos psiquiátricos.

  • Esse tipo de comportamento muitas vezes começa ainda na infância e não é um hábito higiênico. Roer as unhas pode transportar microrganismos e gerar infecções nas cutículas, por exemplo, além de levar a desgastes dentários e aumentar o risco de infecções devido ao contato dos germes com a boca.
  • Cerca de 30% das pessoas são afetadas pela onicofagia, que pode ocorrer como uma resposta a estresse, ansiedade, tédio, autorregulação sensorial ou um hábito compulsivo, conforme explicou a psiquiatra Julia Trindade, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em entrevista ao site R7.
  • Especialistas afirmam que dependendo da causa do problema pode ser necessário algum tratamento. Entre os sugeridos estão a terapia cognitivo-comportamental, que ajuda a identificar e modificar comportamentos indesejados, ou, quando há associação com ansiedade, o uso de medicamentos.

O que fazer para vencer a ansiedade:

Um ponto muito importante é entender o porquê a pessoa está fazendo isso. Se a causa for a ansiedade, é possível lidar com isso e vencê-la.

“A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra” (Provérbios 12:25).

O Bispo Renato Cardoso explica que estamos vivendo em um mundo de ansiedade que, por sua vez, rouba as forças do indivíduo:

  • “As pessoas não têm mais paciência, elas não conseguem administrar a ansiedade, enquanto fazem algo esperando pelo que desejam. Elas se entregam à ansiedade e atropelam processos, fases, pessoas e se machucam (..) Você, que anda ansioso, agora, sabe por que está tão abatido. Essa ansiedade lhe rouba as energias. Como está escrito no versículo acima, você fica abatido.”

Mas há uma boa notícia: a Palavra de Deus ajuda a vencer a ansiedade.

  • “Quando nós sintonizamos a Palavra de Deus, ela nos acalma, nos faz descansar e confiar em meio ao caos. Porque a Palavra dEle é Ele. Então, ela vai entrando e espantando a preocupação, e nos fortalece. Aumente o seu contato com a Palavra (…) A presença de Deus vai suprir a pessoa e ela vai deixar de ter essa inquietação por coisas e pessoas”, comenta o Bispo.

Participe das 10 sextas-feiras da “Mão forte”:

Ansiedade e outros problemas aparentemente incuráveis são desordens de origem espiritual. Para tratá-los, portanto, é necessário buscar a cura do espírito. Se você não aceita mais sofrer, participe do propósito de fé das 10 sextas-feiras da “Mão forte”.

No Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa. Os horários são às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Esta é a terceira semana deste propósito especial. Esteja conosco! Clique aqui e saiba mais.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock