Relembre momentos marcantes do discurso de Samuel em Reis
Profeta questionou atitudes dos israelitas e orientou o povo a conquistar o perdão de Deus
Após a abertura da Arca da Aliança, o povo de Bete-Semes pagou o preço pela desobediência. Ao chegar à cidade, Samuel se surpreendeu com as mortes. O profeta, então, fez um discurso emocionante e orientou os israelitas a conquistar o perdão de Deus. Relembre as reflexões dele.
Quando um homem criticou Samuel por levar o povo até o local onde os homens morreram, o profeta disse: “Pra que vocês se lembrem que foi aqui que Deus se manifestou a nós, que ele provou mais de uma vez que é com seu povo. E foi aqui também que esse mesmo povo o afrontou”.

Questionado pelo motivo da consequência sofrida pelos israelitas ser pior que a dos filisteus, Samuel justificou: “O Senhor não espera honra daqueles que não são seus servos, assim como um pai não espera o respeito dos filhos dos outros, mas dos seus próprios filhos”.
O profeta condenou o comportamento do povo de Israel. “De que adianta com a boca dizer que pertence a Deus? De que adianta diante de todos, você ter aparência de fidelidade e santidade, quando em secreto vocês fazem o que é errado?”, refletiu.
Samuel também ressaltou que a tragédia com a Arca foi só uma consequência do que o povo estava vivendo. “Vocês já estavam errando com Deus há muito tempo antes disso acontecer”, alertou. Os israelitas prestaram atenção em cada palavra do jovem profeta.

Ao falar sobre o Senhor e sua benevolência com o povo dEle, Samuel foi firme: “Quantas vezes Deus lutou as nossas guerras por nós? E é assim que ele é recompensado? É isso o que Deus recebe de volta? Desrespeito, ingratidão, indiferença, falsidade?”.
Ele ainda questionou as reclamações do povo: “E quando colhem o mal que vocês mesmo plantaram, como foi o caso da Arca, o que vocês fazem? Vocês se arrependem? Vocês mudam? Não. Vocês dizem: ‘A mão do Senhor é pesada sobre nós’”.
“Vocês não veem? Não reconhecem o que vocês fizeram? Quiseram a Arca longe para culpar Deus e se isentar da sua própria culpa”, definiu o profeta.
Por fim, Samuel orientou o povo a se redimir com Deus. “Preparem o coração ao Senhor e sirvam somente a Ele. Ele livrará vocês das mãos dos filisteus”, concluiu.

O Blog de Reis propôs uma reflexão a respeito do discurso. “A natureza humana é assim. Tendenciosa a procurar um erro alheio, quando o mais prudente seria enxergar a si mesmo. E como aconteceu a Israel, acontece hoje. O erro está em Deus. Está em quem convive conosco. No cônjuge. No patrão. No trabalho. Na família. Está em tudo, menos em nós mesmos”.
Ainda de acordo com o Blog de Reis, por que é tão difícil admitir que estamos errados? “Porque isso não é fácil de fazer. No entanto, é a única forma de encontrar a mudança verdadeira. Se tão somente olharmos para dentro, entenderemos que nossas atitudes, quer sejam certas, quer sejam erradas, são o reflexo daquilo que já existe dentro de nós”.
A série Reis vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na Record TV. Episódios na íntegra estão disponíveis em PlayPlus.com
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo