Rede aleluia
Relembre momentos marcantes do discurso de Samuel em Reis
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 20 de Abril de 2022 - 20:59


Relembre momentos marcantes do discurso de Samuel em Reis

Profeta questionou atitudes dos israelitas e orientou o povo a conquistar o perdão de Deus

Relembre momentos marcantes do discurso de Samuel em Reis

Após a abertura da Arca da Aliança, o povo de Bete-Semes pagou o preço pela desobediência. Ao chegar à cidade, Samuel se surpreendeu com as mortes. O profeta, então, fez um discurso emocionante e orientou os israelitas a conquistar o perdão de Deus. Relembre as reflexões dele.

Quando um homem criticou Samuel por levar o povo até o local onde os homens morreram, o profeta disse: “Pra que vocês se lembrem que foi aqui que Deus se manifestou a nós, que ele provou mais de uma vez que é com seu povo. E foi aqui também que esse mesmo povo o afrontou”.

Questionado pelo motivo da consequência sofrida pelos israelitas ser pior que a dos filisteus, Samuel justificou: “O Senhor não espera honra daqueles que não são seus servos, assim como um pai não espera o respeito dos filhos dos outros, mas dos seus próprios filhos”.

O profeta condenou o comportamento do povo de Israel. “De que adianta com a boca dizer que pertence a Deus? De que adianta diante de todos, você ter aparência de fidelidade e santidade, quando em secreto vocês fazem o que é errado?”, refletiu.

Samuel também ressaltou que a tragédia com a Arca foi só uma consequência do que o povo estava vivendo. “Vocês já estavam errando com Deus há muito tempo antes disso acontecer”, alertou. Os israelitas prestaram atenção em cada palavra do jovem profeta.

Ao falar sobre o Senhor e sua benevolência com o povo dEle, Samuel foi firme: “Quantas vezes Deus lutou as nossas guerras por nós? E é assim que ele é recompensado? É isso o que Deus recebe de volta? Desrespeito, ingratidão, indiferença, falsidade?”.

Ele ainda questionou as reclamações do povo: “E quando colhem o mal que vocês mesmo plantaram, como foi o caso da Arca, o que vocês fazem? Vocês se arrependem? Vocês mudam? Não. Vocês dizem: ‘A mão do Senhor é pesada sobre nós’”.

“Vocês não veem? Não reconhecem o que vocês fizeram? Quiseram a Arca longe para culpar Deus e se isentar da sua própria culpa”, definiu o profeta.

Por fim, Samuel orientou o povo a se redimir com Deus. “Preparem o coração ao Senhor e sirvam somente a Ele. Ele livrará vocês das mãos dos filisteus”, concluiu.

Blog de Reis propôs uma reflexão a respeito do discurso. “A natureza humana é assim. Tendenciosa a procurar um erro alheio, quando o mais prudente seria enxergar a si mesmo. E como aconteceu a Israel, acontece hoje. O erro está em Deus. Está em quem convive conosco. No cônjuge. No patrão. No trabalho. Na família. Está em tudo, menos em nós mesmos”.

Ainda de acordo com o Blog de Reis, por que é tão difícil admitir que estamos errados? “Porque isso não é fácil de fazer. No entanto, é a única forma de encontrar a mudança verdadeira. Se tão somente olharmos para dentro, entenderemos que nossas atitudes, quer sejam certas, quer sejam erradas, são o reflexo daquilo que já existe dentro de nós”.

A série Reis vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na Record TV. Episódios na íntegra estão disponíveis em PlayPlus.com


Relembre momentos marcantes do discurso de Samuel em Reis
  • Reis/R7 / Fotos: Edu Moraes/Record TV 


reportar erro