Relembre 10 lições que aprendemos com a série Reis

Superprodução traz importantes ensinamentos que são analisados no Blog de Reis

A superprodução Reis conta a história da nação de Israel da era dos juízes à monarquia. A trama bíblica da Record TV traz muitos ensinamentos ao público, que são descritos no Blog de Reis. A seguir, relembre algumas das principais reflexões nas diferentes fases da trama.

Na primeira temporada:

Ana (Branca Messina) sofreu por ser estéril na temporada A Decepção, mas teve fé em Deus e um milagre foi derramado em sua vida. Para honrar a promessa feita, ela entregou o primogênito ao Senhor. De acordo com o Blog de Reis, a história da israelita traz uma importante lição: “Entregue a Deus o que você mais quer e deixe Ele ser o seu Deus”.

Segundo o Blog de Reis, Hofni (Vinicius Redd) e Finéias (Edu Porto) tinham o “complexo de deus”, costume daqueles que pensam estar acima do Senhor. Os filhos de Eli (José Rubens Chachá) usaram o cargo de sacerdote para benefício próprio e morreram de forma trágica durante a batalha contra os filisteus. O texto diz que pessoas com esse complexo são mais comuns do que imaginamos, mas lembra que “só há um Deus e que todos estamos sujeitos a Ele”.

A revelação da verdadeira identidade de Malquias (Daniel Blanco) chocou os fãs da superprodução na primeira temporada. Como o filisteu Luciér, ele se mostrou um homem cruel. O comportamento do príncipe rendeu uma reflexão no Blog de Reis, que questionou por qual motivo as pessoas fingem ser quem não são: “fácil é criticar o príncipe filisteu. Difícil é admitir que, às vezes, há um pouco de Malquias escondido em muitos”.

Lavínia (Pâmela Tomé) teve dificuldades para encarar a realidade quando percebeu que foi enganada por seu próprio marido, Malquias/Luciér. O Blog de Reis fez um questionamento sobre o tema: “Perdoar é a base para sermos livres do ressentimento. No entanto, fica a pergunta: na sua opinião, seria possível apagar o que Malquias fez e simplesmente seguir em frente?”.

casamento de Samuel (Rafael Gevú) e Eloá (Kíria Malheiros) emocionou os fãs da superprodução. Antes da cerimônia, o profeta ficou preocupado em não poder honrar a família de sua amada com um dote, mas, ainda assim, prometeu fazê-la feliz. A atitude de Samuel prova que “o valor de uma promessa feita em palavras vai além do dinheiro e tradições corriqueiras, mas é a verdadeira garantia que alguém pode oferecer“, como explicou o Blog de Reis.

Na segunda temporada:

Já na segunda temporada da trama, Joel (Daniel Dalcin) e Abias (Osmar Silveira) se deixaram levar pelo poder e desobedeceram a Deus. De acordo com o Blog de Reis, o exemplo dos irmãos mostra que as situações extremas são capazes de trazer à tona o que mora dentro do mais íntimo de nosso ser. “Quando descobrimos quem somos de verdade, encontraremos a chance para mudar. Contudo, resta saber se nos apegaremos a ela ou não. A decisão é nossa”.

A coroação de Saul (Carlo Porto) como rei de Israel é um importante marco em A Ingratidão. A posição do israelita é vista por muitos como privilegiada, quando, na realidade, o Blog de Reis mostrou que o verdadeiro privilégio está em representar a Deus, e não nos benefícios que se pode usufruir da posição ocupada”.

A filha do ancião Baaná (Marcos Breda), Kayla (Hylka Maria), guarda muitos segredos e se mantém firme para alcançar os seus objetivos e vingar a morte da mãe. Ao analisar a história da personagem, segundo o Blog de Reis, é possível notar uma mulher “extremamente traumatizada com acontecimentos de sua infância, que afetaram particularmente a estrutura familiar em que ela está inserida”.

É preciso ter muita responsabilidade para liderar uma nação como Saul, primeiro rei de Israel. O Blog de Reis propôs uma reflexão: afinal, o verdadeiro líder serve ou é servido? O texto explica que as pessoas se enganam ao pensar que a posição de liderança está associada ao conforto: “Na prática, ela [liderança] é sacrifício em toda a sua essência e uma escolha que vem do Alto. Não se engane: quem lidera, serve”.

Início de A Rejeição:

Os desvios de Saul começam a aparecer no fim da segunda temporada e no início de A Rejeição. O Blog de Reis falou sobre o comportamento do rei. E explicou como ninguém está livre de possuir orgulho: “Essa ‘cobrinha’ será alimentada ou morrerá de fome a depender de nossas escolhas diárias (…). Há um ditado que diz: ‘Para se conhecer alguém, dê poder a ela’. No entanto, deseja conhecê-la mais a fundo? Tente retirar o poder que lhe foi entregue”.

Não perca os ensinamentos da terceira temporada de Reis, de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Ademais, os episódios completos da série estão disponíveis em PlayPlus.com

imagem do author
Colaborador

Reis/R7 / Fotos: Blad Meneghel/Record TV e Reprodução