Quer ter vida longa? Então, aprenda a cuidar do coração

80% das mortes por doenças cardíacas seriam evitadas com mudanças no estilo de vida

Imagem de capa - Quer ter vida longa? Então, aprenda a cuidar do coração

Em 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data foi escolhida pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) em 2000. A intenção é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção de doenças deste órgão tão importante.

  • As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e podem afetar o coração e os vasos sanguíneos. Segundo o relatório anual GBD (Global Burden of Desease — em português, Carga de Doenças Global), divulgado pela revista científica The Lancet, a hipertensão foi a enfermidade que mais matou no mundo em 2019, ceifando 10,8 milhões de vidas.
  • No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil mortes ocorrem por ano, em decorrência das enfermidades, o que corresponde a 30% dos óbitos no País.

Problema evitável:

Excluindo os casos congênitos, os problemas cardíacos são relacionados ao estilo de vida das pessoas. A prática de atividades físicas regulares e a redução do estresse, associadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável, tendem a reduzir em 80% esses óbitos.

  • “Controlar o colesterol alto, não fumar, comer mais frutas e hortaliças e fazer exercícios físicos regularmente reduzem em 80% as doenças do coração”, registra cartilha de cuidados com o órgão do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Incor).

Cuidar do lado emocional (controlando o estresse e depressão, por exemplo) também é importante. Já que certas situações podem aumentar a pressão arterial, frequência cardíaca e liberação de hormônios como cortisol e adrenalina.

Clique aqui para ter acesso ao conteúdo da cartilha.

Cuide do Templo do Espírito:

O fato do nosso corpo também ser morada do Espírito Santo é um excelente motivo para cuidar bem da saúde. Afinal, nosso Senhor poderá usá-lo por muito tempo (leia 1 Coríntios 6:19,20).

  • No projeto IntelliMen, o Bispo Renato Cardoso orienta os homens sobre o assunto. Claro que as dicas valem para todas as pessoas (mulheres, crianças, idosos). Bem como a disciplina na vida espiritual é imprescindível para se alcançar a Salvação da alma, o cuidado com a saúde e o corpo é igualmente importante.
  • “Se você está acima ou abaixo do peso recomendado para sua idade e altura, siga a orientação do seu nutricionista para perder/ganhar peso. Faça uma reeducação alimentar para que não apenas alcance o peso ideal, mas mantenha-o para sempre”, recomenda.
  • Além disso, o Bispo também ressalta a importância de manter uma rotina de atividades físicas para ter boa saúde. Procure um médico ou um profissional de educação física e saiba como iniciar essa rotina.

Atualizada em 18/09/2023, às 19h00.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock