Rede aleluia
Quer ser notado nos processos seletivos?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 25 de Julho de 2021 - 00:05


Quer ser notado nos processos seletivos?

Veja como elaborar seu currículo e o que fazer na hora da entrevista

Quer ser notado nos processos seletivos?

As disputas por vagas de trabalho aumentaram nos últimos meses e a pandemia potencializou o processo de seleção por vídeo que já vinha sendo utilizado antes. Para alguns especialistas, trata-se de uma prática irreversível e, por isso, quem quer uma vaga no mercado de trabalho precisa saber como se portar na hora de disputá-la. A preparação começa antes mesmo da elaboração do currículo e o candidato deve enriquecer sua formação e avaliar suas habilidades.

Para Vivian Cristina Rio Stella, pós-doutora em comunicação pela PUC-SP e professora da Casa do Saber, as seleções remotas de candidatos têm sido cada vez mais usadas de forma “gamificada”, ou seja, com técnicas inspiradas nos jogos. “No ano passado, assim que a pandemia começou, o que mais aconteceu foi live, webinar de uma hora, aquele modelo básico expositivo que já acontecia para treinamentos, por exemplo, mas o mundo virtual mostrou que não dá para ser dessa maneira tão longa. As dinâmicas estão mais enxutas e mais bem pensadas e muito mais pautadas pela lógica do on-line”, avalia.

De acordo com ela, o mercado de trabalho está cada vez mais interessado em profissionais que cultivem as competências comportamentais e técnicas. “Há reforço da importância de compartilhar ideias, ouvir pessoas e criar conexões que expandam os horizontes desse conhecimento que foi passado. Para o profissional que quer se capacitar, o primeiro passo é se perguntar o porquê e qual o seu objetivo. Depois, pensar o que aprenderá e o que aumentará no seu repertório.”

O próximo passo, segundo ela, é como fazer isso. “Para rechear o currículo vale tomar mais cuidado e ter mais critério para escolher o que vai estudar. Nem sempre o curso gratuito vai ser realmente efetivo para você. Associamos o aprendizado à sala de aula, mas há também a aprendizagem informal. Às vezes, você tem muitos cursos que viraram apenas diplomas”, analisa.

De acordo com Jacqueline Cerqueira, fundadora e diretora da Holos DHO, até a forma de entrega de currículos mudou. “A entrega presencial ainda é aceita, mas o envio por plataformas digitais já ocorre há mais de uma década. As chances são maiores nas plataformas de vagas pagas, mas há também plataformas gratuitas com bons resultados para seleção. Ferramentas como o Canvas permitem que você faça um currículo mais apresentável visualmente. É preciso colocar e descrever as atividades que desempenhou no cargo e o tempo de permanência em ordem decrescente. A última empresa vem primeiro. Se estiver na empresa ainda, coloque-a como atual”, orienta.

Para a entrevista em vídeo Jacqueline recomenda escolher um local silencioso, bem iluminado e com fundo branco: “antes da entrevista pesquise sobre a empresa que selecionou você. A preparação deve ser feita com uma hora de antecedência: confira se o celular, tablet ou computador, a conexão com a internet, a câmera e o microfone estão funcionando”.

Ela ainda aconselha a usar sempre uma conta profissional em seu nome para logar na reunião. “Tire o som do celular e feche todos os aplicativos para que não haja interferência na hora da entrevista. Esse é um erro imperdoável. Tome cuidado com a postura para não ficar se curvando e esteja seguro para falar de você quando solicitado. Ao final, sempre agradeça a oportunidade e se coloque à disposição.”

você está desmotivado em sua busca por uma vaga, conheça o Congresso para o Sucesso, palestra motivacional que ocorre no Templo de Salomão, todas as segundasfeiras, às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h, ou na Universal mais perto de você.


Quer ser notado nos processos seletivos?
  • Eduardo Prestes Foto: Getty images 


reportar erro