Quem você segue nas redes sociais?

Blogueira que mostrava vida de glamour é desmascarada com imagens da imundície de seu apartamento

Imagem de capa - Quem você segue nas redes sociais?

Lisa Li, uma influenciadora digital da China, foi desmascarada publicamente. Ela, que tem uma página no microblog Weibo, o “Twitter chinês”, sempre mostrou aventuras em viagens, experiências gastronômicas incríveis em bons restaurantes e roupas de quem anda sempre antenada com a moda, teve seu apartamento alugado mostrado na internet.

A dona do imóvel tinha recebido queixas da inquilina por dívidas e não conseguia falar com ela. Então, decidiu entrar no apartamento com a permissão das autoridades locais e mostrá-lo no Pear Video, equivalente chinês ao YouTube.

As imagens chocaram o público: uma bagunça indescritível de objetos espalhados pelo apartamento, além de comida estragada, fezes de cachorro e outros tipos de imundície. Lisa tinha cerca de 1,1 milhão de seguidores no Weibo e milhares já deixaram de segui-la depois da exibição do vídeo que contrasta com a vida de glamour que ela compartilhava.

Com medo de perder mais seguidores e patrocínios, Lisa não emitiu uma declaração nas redes sociais, mas preferiu se encontrar com a proprietária do imóvel e divulgar o encontro em vídeo, com um pedido de desculpas, além de mostrar que estava limpando a bagunça.

As autoridades chinesas se esforçam para que uma pessoa mostre na internet algo de acordo com sua vida real, pois alegam que muitos jovens tendem a imitar essas personalidades. Uma influenciadora chegou até a ser presa por ter insultado on-line o hino do país. O site em que ela fez isso, o Huya, de vídeos ao vivo, emitiu uma advertência: “as plataformas de transmissão ao vivo não estão acima da lei nem dos padrões morais”.

Não é de hoje que se debate que a vida mostrada pelas webcelebridades tanto em fotos como em vídeos não corresponde à realidade na maioria dos casos. A verdade é item raro na internet, ainda mais em uma época em que “parecer” se tornou mais importante do que “ser”.

Mesmo nesses tempos digitais, vale algo dito há milênios pelo próprio Senhor Jesus, que sempre priorizou que o ser humano esteja mais próximo de Deus e em pureza de atitudes: “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.” (Lucas 12.2).

A jovem chinesa sujou bem mais que seu lar, mais fácil de limpar do que a confiança perdida de seus fãs.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Reprodução