Quem tem a responsabilidade de vigiar e avisar?

Entenda na mensagem do Bispo Renato Cardoso durante encontro de fé no Templo de Salomão

Todos os que receberam o Espírito Santo devem ser testemunhas de Jesus e falar dEle para quem ainda não O conheceu. Sobre essa nossa missão falou o Bispo Renato Cardoso, no dia 30 de novembro último, durante encontro de fé no Templo de Salomão.

Leia em Ezequiel, capítulo 33:

“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia”. Ezequiel 33:1-2

O Bispo iniciou o encontro de fé indicando a leitura desta passagem bíblica e, logo em seguida, comentou o contexto:

  • “Aqueles dias eram de guerra. As cidades eram muradas, por proteção, porque o tempo todo corria o risco de vir um exército de uma outra nação invadir. As pessoas viviam nesta constante pressão de um inimigo que poderia surgir a qualquer momento.”

A necessidade de proteção da cidade acabou por estabelecer um vigia que avisasse sobre qualquer suspeita de perigo.

  • “Em cima das muralhas — e, às vezes, até distante da cidade — se construíam torres e colocavam ali um atalaia, um vigia que ficava olhando o horizonte. Se via qualquer movimento, qualquer pessoa se aproximando que não reconhecesse, já sinalizava para a cidade e avisava que vinha alguém suspeito. Então, o exército já enviava alguém, para a própria defesa e sobrevivência da cidade”, contou o Bispo Renato.

Por que é importante saber disso:

Então, o Bispo explicou que Deus usou uma situação, que aquele povo costumava viver, para alertar sobre o perigo espiritual.

  • “Ele não está tratando aqui da sobrevivência de uma cidade, mas da sobrevivência da alma, da Salvação.”

“E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.” Ezequiel 33:3-4

  • “Quer dizer se o atalaia tocar a trombeta avisando a cidade do perigo, as pessoas não prestarem atenção, a guerra vier e as pessoas morrerem, a culpa vai ser delas porque ignoraram o atalaia”, pontuou.

“Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.” Ezequiel 33:5

  • “O atalaia tem a responsabilidade de avisar e as pessoas têm a responsabilidade de se dar por avisadas”, ressaltou.

O que vale destacar aqui:

  • “Você que tem o Espírito Santo, conhece a Palavra da Salvação (…) a sua e a minha obrigação é tocar as trombetas, anunciar a Palavra de Deus”, apontou o Bispo Renato.
  • E continuou: “A gente não pode mais viver deixando que as coisas deste mundo ocupem a nossa cabeça, a nossa mente. Porque, senão, qual a diferença entre nós e as pessoas do mundo que não tem o Espírito Santo (…) há uma responsabilidade, um peso sobre os nossos ombros. A responsabilidade de avisar o incrédulo, o perdido, de procurar fazer o nosso melhor para levar às pessoas a oportunidade da Salvação.”
  • “Nós não somos responsáveis pela conversão das pessoas. Você pode pregar para a sua família, não digo ficar dando sermão, mas você tem que procurar oportunidade para evangelizá-los, para falar da alma deles. De uma maneira que mostre que você realmente se importa com a alma deles. E o Espírito Santo vai te dar as palavras certas”, concluiu.

Participe de um encontro de fé:

Para aprender mais a respeito da Palavra de Deus, não perca esses encontros de fé, que ocorrem todas às quartas-feiras, na Universal: às 10h, 15h e 20h. No Templo de Salomão ou clique aqui e encontre o endereço da Igreja mais próxima de sua casa.

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock e Reprodução