Quem é o Espírito Santo?

Há algo importante que você precisa saber sobre esta Pessoa da Santíssima Trindade

Imagem de capa - Quem é o Espírito Santo?

Neste período do Jejum de Daniel, você tem ouvido, constantemente, sobre a importância de se ter o Espírito Santo. Entretanto, você já pensou sobre Quem é Ele?

Para se relacionar com uma pessoa, primeiro, você precisa conhecê-la, não é verdade? Do mesmo modo, é o nosso relacionamento com o Espírito de Deus.

A três Pessoas de Deus

Como o Bispo Edir Macedo explica no livro “O Ministério do Espírito Santo“: “Você já deve ter ouvido falar na palavra ‘Trindade’. Embora não esteja descrita no escopo da Bíblia, ela está presente em todo o Texto Sagrado. O seu conceito é revelado em várias passagens, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. A ‘Santíssima Trindade’ significa que Deus é único, mas, ao mesmo tempo, é um Ser apresentado ao homem em três Pessoas: Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo. Essa ideia pode parecer de difícil compreensão devido à nossa limitação humana para compreender certas realidades espirituais, mas só precisamos de fé para crer no que é revelado nas Escrituras”.

Ou seja, antes da criação do mundo, as três Pessoas de Deus já existiam. É interessante notar, por exemplo, que no 1º capítulo de Gênesis, encontramos um verbo no plural (indicando mais de uma Pessoa): “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gênesis 1:26

A obra de salvação da alma

Assim, Deus Se manifestou para a humanidade em Suas três Pessoas. No Antigo Testamento, o Deus-Pai conduziu o povo de Israel em Seus Mandamentos. Depois, o Deus-Filho (Jesus Cristo) veio ao mundo para Se sacrificar na cruz e resgatar a humanidade da condenação eterna. E, posteriormente (até os dias de hoje), o Espírito Santo veio para habitar naqueles que pertencem a Ele.

“Podemos afirmar, então, que a salvação da alma é uma obra da Trindade, ou seja, é uma cooperação e ligação perfeita entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Enquanto o Deus-Pai ofertou o Seu Unigênito para ser sacrificado, o Deus-Filho – o Senhor Jesus – Se fez homem e cumpriu a obra de redenção ao morrer na cruz pelos nossos pecados. Já o Espírito Santo, Aquele que veio após a ascensão do Senhor Jesus aos Céus, Se encarrega de aplicar todos os méritos e a justiça do Filho em nós”, complementa o Bispo Macedo.

Confira, no vídeo abaixo (extraído da Escola da Fé Inteligente, do dia 5 de agosto), uma mensagem do Bispo Macedo sobre o tema:

Jejum de Daniel

Então, aproveite o Jejum de Daniel para se alimentar de conteúdos que vão lhe aproximar de Deus. Você pode acompanhar, por exemplo, a série especial sobre o tema “Como receber o Espírito Santo em 21 dias“, disponível na plataforma Univer Vídeo. Confira também o novo livro do Bispo Edir Macedo intitulado “O Ministério do Espírito Santo”. Igualmente, prepare-se para a Festa das Bodas do Cordeiro de Deus.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução Record TV