Quase metade dos consumidores já deixou de receber alguma compra online

Entre todas as tentativas de fraudes, 55% acontecem em compras cotidianas, mas 22% se concentram na Black Friday

Imagem de capa - Quase metade dos consumidores já deixou de receber alguma compra online

Receio persistente entre os consumidores adeptos das compras online, o não recebimento do bem adquirido já afetou 45% dos compradores no Brasil. É o que mostra pesquisa divulgada pela Unico, empresa líder em identidade digital.

De acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados alegam já ter recebido algo diferente do pedido, 25% precisaram fazer uma alteração ou troca e não conseguiram mais contato com a loja, 23% sofreram roubo de dados bancários e 15% tiveram a conta hackeada.

Entre todas as tentativas de fraudes, 55% acontecem em compras cotidianas, mas 22% se concentram na Black Friday. Datas comemorativas, como Dias das Mães ou dos Pais, aparecem em terceiro, com 20%, seguidas por Natal, com 16% de ações fraudulentas.

Atenção para sites falsos:

Marcelo Zanelatto, sócio-diretor da Unico, afirma que os casos de produtos nunca entregues aos compradores envolve a existência de sites falsos e a criação de lojas laranjas em marketplaces, com documentações que não existem. As situações também contribuem para o roubo de dados.

Preço baixo e entrega grátis e rápida continuam sendo líderes quando o assunto é decidir ou não pela compra no ecommerce. A insegurança aparece em três de oito motivos para abandonar um carrinho: 26% dos entrevistados sentem mais medo no momento de fazer o pagamento.

Perfil dos compradores:

O Sudeste concentra o maior número dos consumidores que realizam compras online pelo menos uma vez a cada dois meses, a última delas há 30 dias ou menos (41%). Seguido das regiões Nordeste e Sul, com 21%, e Norte e Centro-Oeste, com 17%.

A maioria dos compradores tem entre 18 e 34 anos (62%) e faz parte das classes A e B (59%). As mulheres representam 53% e são as que mais compram pelo celular (80%), assim como a geração Z (77%), se comparados à média nacional dos respondentes da pesquisa (que é de 70%).

Para Zanelatto, o brasileiro adotou a compra online no seu dia a dia, e certamente a pandemia intensificou o meio digital como alternativa para compras. “Ainda que isso não seja tão visível, as tecnologias são grandes protagonistas nesse crescimento, garantindo mais agilidade, proteção, redução de burocracias e uma melhor experiência ao cliente”, avalia ele.

Assista a esta reportagem especial do Domingo Espetacular:

Vítimas de golpe gastam até R$ 80 mil em compras online que nunca são entregues. O programa fez um alerta para o consumidor não cair numa cilada que tem feito muitas vítimas pelo País.

imagem do author
Colaborador

R7 / Foto: iStock