Quanto mais vício, menos raciocínio

Reflita sobre esta mensagem do Bispo Renato Cardoso

Imagem de capa - Quanto mais vício, menos raciocínio

Durante a programação Inteligência e Fé, do dia 3 de agosto, o Bispo Renato Cardoso falou sobre o problema do vício. Vale observar que há pessoas que são viciadas, mas não reconhecem esse fato ou pensam apenas no vício ilícito (como em drogas, por exemplo).

O que observar:

  • “Vício não é só isso. Vício é qualquer comportamento repetitivo e autodestrutivo, qualquer comportamento que você faz regularmente que lhe faz mal. É diferente de ‘hábito’, que é algo saudável. O vício destrói. Seja ele uma substância química ilegal ou, por exemplo, a pornografia, que destrói a capacidade de uma vida sexual saudável com o cônjuge. Seja o comer doce (tem pessoas que são viciadas em comidas açucaradas, que destroem a saúde). Você precisa memorizar: quanto mais vício, menos raciocínio”, explicou o Bispo Renato.
  • “Todo vício é prazeroso porque ele mexe com as nossas sensações, com o nosso bem-estar, o nosso prazer. Ele estimula as sensações humanas. Mas ao mesmo tempo que ele as estimula, ele anestesia a razão, ou seja, a capacidade da pessoa de racionar. E é por isso que quando você vê uma pessoa viciada, ela é capaz de fazer qualquer loucura para manter o vício”, acrescentou.

O que você precisa saber:

  • O vício faz com que a pessoa perca o domínio sobre a própria vida. Igualmente, quando uma pessoa está sob o controle do vício, ela não é produtiva, não consegue se desenvolver em seu interior. Ela vive como uma escrava de si mesma e daqueles que estimulam o vício nelas.
  • Só para ilustrar: as grandes empresas de tecnologia criam estratégias e usam algoritmos para manter as pessoas sob controle em suas plataformas para retê-las presas nas telas de rolagens infinitas. Com isso, as pessoas deixem até mesmo as coisas importantes da vida de lado.

O que fazer:

Como observou o Bispo, é necessário que a pessoa controle ativamente as emoções e os vícios. Para que Deus encontre espaço para falar com uma pessoa, Ele pede que ela use o intelecto. E como ela vai raciocinar, se a mente dela está dominada por um vício? Portanto, fica o alerta: retome o controle da sua mente e cuidado com essa sociedade que faz de tudo para manipular os nossos pensamentos.

Além disso, é importante buscar ajuda. Todo domingo, às 15h, acontece a reunião para Cura dos Vícios em todo o Brasil. Encontre aqui o endereço mais próximo de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock