Quanto mais vício, menos raciocínio

Há algo importante que você precisa compreender sobre este assunto

Imagem de capa - Quanto mais vício, menos raciocínio

Durante a programação Inteligência e Fé, do dia 23 de junho, o Bispo Renato Cardoso falou a respeito do problema dos vícios, quaisquer que eles sejam.

O quadro geral:

  • “O vício é o contrário da sobriedade. A Palavra de Deus nos chama a sermos sóbrios. O que é ser sóbrio? É estar alerta, é estar em um estado consciente. É o contrário de ‘bêbado’, ‘embriagado’, que é quando a pessoa, no caso do alcoolismo, está sob o efeito do álcool”, explicou o Bispo Renato.
  • Desse modo, a pessoa “embriagada” não tem controle sobre a própria vida, ela é dominada pelo seu vício. É como o bêbado que é roubado e nem sabe quem o roubou.
  • Na Bíblia, está escrito: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. 1 Pedro 5:8
  • Assim, o vício (seja ele em álcool, drogas, pornografia, redes sociais, ouvir músicas, assistir seriados, entre outros) tira a nossa capacidade de domínio sobre a nossa vida e a nossa salvação espiritual.

O que observar:

  • “A pessoa segue uma sequência de comportamentos em que ela vai se entregar mentalmente, emocionalmente, espiritualmente, fisicamente para aquilo. E enquanto ela está se entregando para o vício, ela, literalmente, não está pensando”, apontou o Bispo.
  • Vale observar que “vício” é algo que toma o tempo da pessoa, é algo que ela faz mesmo sabendo que aquilo está lhe prejudicando,  é algo que se torna um refúgio para a pessoa escapar da realidade (mesmo que isso não seja considerado ilegal pelas leis humanas).

O que fazer:

O Bispo Renato orientou que quando o vício domina a pessoa, ele a faz perder a capacidade de raciocinar. É quando pensamos que mudamos a nossa vida. Quando estamos sóbrios, nós avaliamos, pesamos e percebemos que precisamos mudar. Por isso, a importância da pessoa dominar o vício.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock