Quando falarem isso de você, segure a risada

Toda mudança gera incômodo e todo avanço encontra resistência no caminho. Por isso, somos tão preguiçosos para fazer mudanças. É muito mais confortável permanecer como estamos porque, mesmo que a situação não esteja boa, já estamos habituados a ela. Esse é o grande problema do ser humano: o comodismo, a falta de coragem para sair do seu habitat para enfrentar os incômodos, as inquietações e a resistência que uma mudança e um avanço oferecem.

Por que admiramos a história dos homens e mulheres de Deus? Porque são pessoas que saíram de sua zona de conforto, superaram obstáculos e não fugiram da batalha. Ora, se você também quer uma vida diferente, é no desconforto que você vai encontrá-la. No processo, quando você for massacrado por suas tentativas, por um milhão de vozes negativas na sua mente e por pessoas lhe criticando, se faça de surdo. Continue avançando e fazendo o que você tem que fazer, porque, se houver fé dentro de você, Deus o moverá na direção dessa mudança. Afinal, Ele é Quem lhe diz: “não é essa vida de Filho de Deus que você tem que ter”.

Saiba que você vai ter que ignorar tudo e todos que vão tentar lhe dizer frases como: “fique quietinho aí no seu lugar”, “quem você pensa que é?”, ou “você não vai conseguir”, mas continue se inquietando e enfrentando a resistência. Amanhã, quando você tiver alcançado o que deseja, as pessoas vão mudar o discurso e falar: “foi sorte”. E, quando você ouvir isso, dê risada e pense: “só eu sei o que eu sofri, o que eu tive de enfrentar e a guerra que passei para chegar até aqui”.

Portanto, aprenda a enfrentar o desconforto, a resistência e a conviver com o incômodo, porque é a partir dele que toda mudança começa. Foque em você e não espere reconhecimento de ninguém, a não ser de Deus, de si mesmo e, talvez, de alguma pessoa que o acompanhou nos momentos difíceis.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cadoso / Foto: getty images