Projeto Help leva apoio e motivação para a população do ABC

Integrantes do grupo realizaram ações em várias partes da região metropolitana de São Paulo

Imagem de capa - Projeto Help leva apoio e motivação para a população do ABC

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 a fim de chamar atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. Com tantas pressões em relação às dificuldades do presente e incertezas do futuro, não é de se estranhar que a juventude sofra tanto nesse aspecto.

Para ajudá-la a não sucumbir a essas pressões e problemas é que existe o projeto Help, da Força Jovem Universal. O grupo realiza ações para ajudar os que mais precisam.

Na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo, por exemplo, diversos voluntários realizaram a ação “Árvore da Vida”. Eles espalharam palavras de ânimo e motivação prendendo cartas em árvores plantadas em locais públicos da cidade.

“Sempre buscamos fazer essa ação, pois muitas pessoas na correria do dia a dia e pressão das responsabilidades, acabam vivendo a depressão, ansiedade, etc. Espalhar frases que as motivem se tornou algo necessário. Às vezes a pessoa está correndo para o trabalho e se depara com uma árvore cheia de cartinhas, retira uma e ali está uma palavra pra alegrar o dia dela. Isso não tem preço”, diz o Pastor Oliveira de Camargo, responsável pela Força Jovem Universal local.

Pressão pelo sucesso

Em janeiro também aconteceram as provas do Enem, que são importantíssimas para que os estudantes consigam cursar a faculdade. A pressão para que eles consigam uma boa nota mexe muito com as emoções da maioria deles.

Para ajudá-los, o projeto Help também realizou em toda região do ABC ações para animar e apoiar as pessoas que iam realizar o teste. Em alguns locais de prova, o grupo disponibilizou um espaço para os estudantes que precisavam conversar, desabafar para aliviar a tensão. Também puderam receber cartas com mensagens de ânimo e apoio naquele momento tão decisivo.

“Muitos jovens sofrem pressão, principalmente da família, para conseguir uma boa nota. Eles acreditam que todo seu futuro vai depender daquilo, o que cria uma pressão muito grande. Muitos chegaram nervosos, inquietos, cabisbaixos. Ao encontrarem pessoas ali para escutá-los e dar uma palavra de ânimo e tranquilidade, se sentem aliviados, pois é tudo que eles precisam ouvir”, acrescenta o pastor. Cerca de 300 jovens foram atendidos.

Para receber um atendimento ou conhecer mais sobre o projeto Help, curta a página oficial do grupo no Facebook e siga o perfil no Instagram.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas