Projeto ensina adolescentes de Rondonópolis a fazer pizza

A ação teve apoio da Universal no local. Saiba mais

Imagem de capa - Projeto ensina adolescentes de Rondonópolis a fazer pizza

Por meio do projeto Compartilhando Experiências, quatro adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Rondonópolis, no sul de Cuiabá, no estado do Mato Grosso aprenderam a fazer pizzas. A atividade foi realizada no dia 14 de maio, no Centro de Atendimento Socioeducativo Masculino (Case) no município, e vai contemplar mais cinco jovens na próxima semana.

Desenvolvido pela equipe do setor de Psicologia, sob coordenação da psicóloga Maira Fabiana, o projeto propicia experiências práticas e teóricas e estimula o contato com diversos profissionais, voluntários e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Assim, o conhecimento é compartilhado, além de estimular o trabalho em equipe.

Na primeira fase, foi oferecida capacitação em confecção de pães, no mês de março de 2020. Na ocasião, um adolescente com experiência em panificação orientou os demais. Nesta segunda atividade, eles participaram de todas as etapas, desde a produção das massas, e utilizaram parte dos ingredientes extraídos da horta cultivada na unidade, tarefa em que eles também participam ativamente.

De acordo com o gerente do Case de Rondonópolis, Robson Machado, o projeto é muito importante para estimular o aprendizado e a satisfação de fazer coisas novas e capazes de gerar um sentimento de conquista e crescimento.

“A socioeducação se faz com trabalho em equipe, trocas de experiências e preparo para o mercado de trabalho. É uma forma de garantir ao adolescente a possibilidade de conseguir um emprego ou até mesmo empreender em um segmento como fonte de renda para sua família”, afirma.

Ademais, a iniciativa teve a colaboração da Igreja Universal, parceira em demais projetos, e da Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Infância e Juventude. O Case de Rondonópolis possui atualmente nove adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

(*) Com informações de Nara Assis da Sesp-MT

imagem do author
Colaborador

Redação