Profissionais da saúde são homenageados em todo o Brasil
Evento destacou o valor de quem dedica a vida ao cuidado do próximo
O último domingo (19) foi especial para médicos, enfermeiros e todos os profissionais da área da saúde. Em templos da Universal espalhados por todo o Brasil, eles receberam uma homenagem promovida pelo Grupo da Saúde Universal (GSU) — um gesto de reconhecimento a quem transforma o cuidado em missão.
Valor a quem se doa
Esses profissionais passam a vida cuidando de quem mais precisa. Enfrentam longas jornadas, pressão e, muitas vezes, o cansaço físico e emocional. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2020 e 2022, um em cada quatro profissionais apresentou sintomas de ansiedade, depressão ou esgotamento.
Mas, neste domingo, muitos deles encontraram um ambiente de alívio e renovação espiritual.

O fisioterapeuta e neurocientista Igor Duarte, (foto acima), destacou a importância desse reconhecimento:
- “Os profissionais de saúde se doam muito e, às vezes, recebem pouco carinho. Hoje sentimos que o nosso trabalho foi valorizado. Sabemos que há uma força superior nos sustentando.”
Reconhecimento e gratidão
Para o superintendente geral do Hospital Nipo-Brasileiro, Sérgio Okamoto, o evento foi uma celebração de todos que atuam na saúde, inclusive daqueles que trabalham nos bastidores:
- “Ficamos muito felizes com essa homenagem. É um reconhecimento não só aos profissionais da linha de frente, mas também a todos que fazem parte desse grande ecossistema da saúde.”
Momento de oração
O encontro também contou com uma oração especial do Bispo Renato Cardoso, que pediu a Deus força e sabedoria para todos que exercem essa nobre missão:
- “Que esse trabalho não seja apenas por dinheiro, mas por amor à vida. Que, mesmo quando os outros não valorizarem, Deus mostre a cada um o valor que tem.”
Dia do Médico: fé e propósito
A homenagem também marcou o Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. Em todo o país, cerca de 30 mil profissionais foram prestigiados, sendo quase 7 mil somente no estado de São Paulo, com o apoio de mais de 4 mil voluntários do GSU.
O pastor Jeferson Torres (foto acima), coordenador nacional do grupo, explicou que a iniciativa nasceu da inspiração do Espírito Santo:
“O Espírito Santo é quem dá o saber e o conhecimento para ajudar o ser humano. A Universal, movida por esse Espírito, entendeu a importância de destacar o valor desses profissionais.”
Grupo da Saúde Universal: fé em ação
Durante o programa Inteligência e Fé, desta segunda-feira (20), o Bispo Renato Cardoso ressaltou o propósito do GSU, que atua em duas frentes.
“Primeiramente, o grupo presta apoio aos enfermos por meio de visitas e assistência espiritual; além disso, também oferece suporte aos profissionais da saúde. Dessa forma, ele consegue unir fé e conhecimento em favor da vida.”
Em seguida, ele convidou todos os profissionais da área — médicos, enfermeiros, psicólogos, estudantes e técnicos — a se envolverem nessa iniciativa:
“Se você é da fé e trabalha na área da saúde, coloque, portanto, seu conhecimento a serviço de Deus. Assim, você poderá alcançar pessoas que outros não conseguem.”
Uma missão que vai além dos hospitais
Mais do que uma homenagem, o domingo foi um lembrete de que Deus também cuida de quem cuida. Esses profissionais saíram dos templos fortalecidos para enfrentar os desafios diários com fé, propósito e a certeza de que o seu trabalho tem valor — não apenas diante dos homens, mas principalmente diante de Deus.
Participe também
Se você é médico, enfermeiro, psicólogo, técnico, estudante da área ou atua em qualquer função ligada à saúde e deseja usar sua profissão para servir a Deus, procure o responsável pelo Grupo da Saúde Universal (GSU) em uma Universal mais próxima de você.
Com o seu talento e fé, você também pode levar esperança, amor e salvação a quem mais precisa.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo


