Procura-se herói desconhecido

Leia essa história e entenda por que não devemos buscar reconhecimento dos homens

Imagem de capa - Procura-se herói desconhecido

Ele sequer disse “muito obrigado”, e isso lhe incomodou. Apesar de todo o seu esforço em fazer aquele favor, o reconhecimento não veio.

É comum viver situações em que as pessoas não demonstram gratidão por aquilo que foi feito. Mais comum ainda é encontrar pessoas agindo esperando pela gratidão alheia ou por alguma recompensa.

Não é o caso, porém, do herói anônimo do metrô inglês. Por volta das 17h de terça-feira, dia 16 de agosto último, um homem de 43 anos esperava a chegada do trem na plataforma. Ele passou mal, tropeçou e caiu nos trilhos. Assustado e sem forças para se salvar, ele viu outro homem saltar nos trilhos do metrô, retirá-lo de lá e ir embora sem sequer se apresentar.

O herói desconhecido – ou herói anônimo –, como ficou famoso após aparecer nos noticiários locais, agora é procurado pela polícia britânica para receber um agradecimento formal. Em nota, as autoridades policiais disseram: “Um passageiro saltou sobre os trilhos em uma estação de metrô de Londres para salvar a vida de um homem doente e queremos dizer obrigado. O homem tropeçou na plataforma antes de cair sobre os trilhos. Um espectador de raciocínio rápido, em seguida, entrou em ação e arrastou o homem de volta para a plataforma, para que ele pudesse ser tratado por paramédicos.”

Em entrevista, o superintendente Chris Horton declarou: “Ir aos trilhos é extremamente perigoso, mas a coragem desse homem deve ser elogiada.”

Ele foi embora sem esperar por reconhecimento; e muitos de nós, quando simplesmente seguramos uma porta de elevador, já esperamos por elogios.

Síndrome da justiça própria

Há muitas pessoas que ajudam outras buscando sempre uma recompensa. Essa é uma das muitas armadilhas que nos afastam dos ensinamentos bíblicos.

“Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”, afirma a Bíblia, em Mateus 6.3. O Senhor Jesus orienta os Seus seguidores a não esperarem recompensas.

Para o escritor Renato Cardoso, a lição é simples: “Quem se exalta será humilhado, quem se humilha será exaltado.”

Ele explica que a “síndrome da justiça própria” faz com que a pessoa se afaste da verdadeira humildade. Aquele que conhece a Palavra de Deus deve auxiliar os outros, mas sem buscar ser glorificado por isso.

“Perceba se você costuma contar muito as suas próprias vantagens e qualidades; apontar os defeitos dos outros; ter dificuldade de enxergar ou reconhecer os seus próprios erros; usar muito ‘eu sempre’ em seu linguajar, e em seguida mencionar alguma virtude sua (ou ‘eu nunca’, seguido de algo negativo). Você constantemente se acha desapreciado porque as pessoas não lhe reconhecem? O seu orgulho é ferido e a sua raiva se acende quando é chamado à atenção? Se você costuma ter alguma dessas atitudes, provavelmente tem a ‘síndrome da justiça própria’”, afirma Renato.

Quer aprender a abrir mão da gratidão dos outros para adquirir a gratidão de Deus? Participe da Reunião dos Filhos de Deus, que acontece todas as quartas-feiras, na Universal, e saiba como.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Reprodução metro.co.uk