Presídio mais temido do Chile passa a contar com programa social da Universal

País tem 111 mil detidos distribuídos em 138 unidades carcerárias

Imagem de capa - Presídio mais temido do Chile passa a contar com programa social da Universal

No último dia 11 de setembro, os voluntários da Universal nos Presídios – programa de apoio aos encarcerados e familiares, da Igreja Universal do Reino de Deus, passaram a realizar a ação social no presídio mais temido do Chile, o Colina II, que fica a uma hora de Santiago, capital do país.

O trabalho oferecido aos familiares dos detentos já era realizado há quatro anos, às portas dos presídios no País, que conta com mais de 111 mil presos, distribuídos em 138 unidades.

Conseguir entrar neste local, levar a Palavra de Deus e ajudar na ressocialização desses homens é uma grande vitória”, explica o pastor Jorge Soto, responsável pelo programa conhecido no Chile como Universal Evangelización Carcelaria (UEC). “Vamos começar nosso trabalho em um pavilhão com 200 homens. Pretendemos atingir a todos os demais 15 pavilhões”, destaca.

O fato de ser o presídio mais perigoso não intimida a equipe, que na madrugada fria do dia 8/9, já estava a postos para atender os familiares de detentos de outra unidade, a de Santiago I, na capital.

Como sempre, uma vez por semana, é oferecido uma palavra de fé, além de café da manhã reforçado, doações de roupas, livros, jornais, bíblias, cestas básicas e apoio na área jurídica aos familiares.

Para o bispo Eduardo Guilherme, responsável pelo trabalho da Universal nos Presídios em mais 52 países de todos os continentes, a expansão do programa social é de extrema importância.

“A verdadeira ressocialização só acontece quando a Palavra de Deus chega. E nós, juntamente com esse apoio espiritual desenvolvemos uma ajuda humanitária onde atuamos na doação de kits, cobertores, e com toda a assistência que o governo não consegue alcançar. Assim conseguimos transformar a vida de cada um deles”, destaca o bispo.

Entenda o que é o programa social

Criado há mais de 30 anos no Brasil, com o objetivo ressocializar os detentos, o programa Universal nos Presídios atua em todos os estados brasileiros e já chegou a 52 países de todos os continentes.

Além da evangelização, são desenvolvidas ações sócio-educativas de apoio, de saúde, oficinas de arte, atividades esportivas, sessões de cinema. O grupo também oferece cafés da manhã, doações de livros, alimentos e kits de higiene aos detentos.

O programa também auxilia as famílias dos detentos e os funcionários das penitenciárias.

No primeiro semestre deste ano, foram inauguradas 120 Igrejas dentro de presídios em todo o Brasil.

Oito mil encarcerados foram batizados nas águas e mais de 500 presidiários foram batizados com o Espírito Santo

Conheça mais sobre as ações sociais da Universal. Clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Unicom / Foto: Reprodução