Preocupação: não sofra deste mal

Avalie se as inquietações estão roubando sua paz e descubra como ser uma mulher mais confiante

Imagem de capa - Preocupação: não sofra deste mal

Muitas preocupações rodeiam o cotidiano feminino. Em geral, elas estão relacionadas aos diferentes papéis que a mulher desempenha, como o de mãe, esposa, filha, estudante, profissional e provedora. No dicionário, o significado de preocupação é: “uma ideia fixa e antecipada que perturba o pensamento” e também representa perda de tranquilidade, inquietação e sensação de medo.

É normal ter uma pequena preocupação. Em excesso, porém, ela pode causar problemas como ansiedade, perda de sono e até adoecimento físico. A questão é: como você lida com as preocupações da vida? Como enfrenta as dificuldades sem que fique paralisada?

Em um podcast, a colunista Viviane Freitas falou sobre o assunto e afirmou que a postura que uma pessoa assume diante dos desafios depende da sua visão e do que ela considera importante. “Nossos olhos estão atentos apenas para um sentido, normalmente para aquilo que está faltando. Só que a vida não tem apenas uma circunstância e existem outros fatores que acabam sendo esquecidos”, disse.

Em seguida, Viviane citou as palavras de Jesus quando disse: “Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?” (Lucas 12.23-24).

A colunista destacou que a preocupação não nos deixa enxergar o que está diante de nossos olhos. “O Senhor Jesus nos convida a considerar os corvos, que não possuem despensa, mas a maneira preocupada de viver exige reservas por causa do receio de que algo falte, como muitos pensam. Assim, as preocupações ficam em evidência e lideram o pensamento.” Para que isso não aconteça é preciso confiar na provisão de Deus e não se deixar levar pelas preocupações.

E o amanhã?
A mulher que vive na dependência de Deus faz o que precisa ser feito e não negligencia suas responsabilidades. Ela não sabe o que acontecerá amanhã, mas confia em Deus e, por isso, tem paz e sossego. Ao falar como Deus alimenta os corvos, o Senhor Jesus quis trazer segurança e tranquilidade para a nossa alma.

Amiga leitora, você vale muito mais do que os corvos e é preciosa para Deus. Todas nós temos inúmeras necessidades e o Pai Celestial as conhece. Logo, o que precisamos fazer em primeiro lugar é buscar o Seu Reino. Fale com Deus em oração, transfira para as mãos do Senhor o seu fardo e confie que Ele está no controle. Assim, você não andará inquieta e Deus suprirá suas necessidades.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: getty images