Positividade Tóxica: a filosofia de vida que paralisa

Discursos nas redes sociais vendem a realização por meio do pensamento positivo, mas excluem o esforço e o empenho para obter as conquistas

Imagem de capa - Positividade Tóxica: a filosofia de vida que paralisa

Na internet é possível encontrar um pouco de tudo. Rapidamente as coisas viram moda e, em seguida, são esquecidas, mas não antes de formarem um grupo de adeptos que as defendem até o fim.

É o caso da “positividade tóxica”. O conceito, relativamente novo, é definido pelos psicólogos como a pressão para ser feliz, ignorando todos os sentimentos e coisas negativas que acontecem ao nosso redor.

A ideia, à primeira vista, é boa, mas seu fundamento e seu impacto na vida de uma pessoa não são. Os influenciadores digitais e famosos seguidores desse conceito ensinam que tudo depende apenas do pensamento. Pensamentos positivos atraem coisas positivas, já os negativos influenciam a vida para que coisas ruins aconteçam. E a mudança de vida depende das vibrações que a pessoa emana para o universo.

É a antiga lei da atração reformulada para as redes sociais. Nesse conceito, o importante é focar na felicidade e ignorar todo o resto, passando a praticamente fingir que as coisas estão bem, enquanto se tenta mudá-las usando apenas “o poder da mente”.

Pensar positivo não é ruim. Pelo contrário: é essencial para manter o otimismo, principalmente nos dias de hoje. O grande problema é ignorar o que precisa ser mudado. Não tomar uma atitude pode estagnar a vida da pessoa e levá-la à fragilidade por não conseguir lidar com os próprios desafios e sentimentos negativos.

Receita Mágica
O ser humano tem a tendência de buscar fórmulas mágicas para resolver seus problemas: a pílula da beleza, o shake do emagrecimento, um investimento com lucro irreal, etc. Infelizmente, a vontade de resolver as coisas instantaneamente leva muitos a serem enganados. No caso da “positividade tóxica” não é diferente.

Há hoje pessoas que ganham ensinando outras sobre o poder do pensamento abundante e chegam a afirmar que tudo o que acumularam ao longo da vida foi em razão de seu poder mental e não do trabalho em si. Nesse cenário, amuletos e simpatias entram em cena e cursos e livros são vendidos como fundamentais para que a pessoa prospere. E, assim, aquele que vive com dificuldades é colocado como o único culpado por seus problemas porque teria “pensamentos de escassez”. Isso é ótimo para os influenciadores: se der certo, o mérito é deles que ensinaram; se der errado, é culpa da pessoa que se deixou “contaminar” por pensamentos negativos.

Estudo realizado pela Universidade de Quebec (Canadá) concluiu que focar apenas nas boas emoções e invalidar as demais pode levar a pessoa a desenvolver sintomas de depressão, ansiedade e intolerância a pensamentos difíceis.

Positividade Tóxica x Fé
A Fé é descrita em Hebreus 11.1 como o “firme fundamento das coisas que esperam, e a prova das coisas que não se veem”. Não é apenas um pensamento positivo. É uma certeza que está estabelecida na Palavra de Deus e é sustentada dia após dia, mas as dificuldades e desafios ao longo da vida não foram descartados – pelo contrário, o próprio Senhor Jesus alertou em João 16.33 que “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”. Os problemas surgem diariamente e as dificuldades desafiam a capacidade humana, mas, quando a pessoa decide depender do “universo”, ela não sabe bem o que esperar. Sendo assim, por que é tão difícil confiar em Deus? Ele já deixou escrito tudo o que é capaz de fazer, como faz e qual o nosso papel diante das conquistas. A questão é que, para gerar a reação de Deus, é necessária a ação do homem e muitos não querem agir, explicou o Bispo Renato Cardoso no programa Inteligência e Fé. “Toda ação começa com o ser humano. Deus já fez a parte dEle: deixou Sua Palavra, Seu Espírito, o nome do Seu Filho. Ele enviou Jesus aqui para dar todo direito e acesso a Ele. Deus nos deu a inteligência.

O homem tem a faca e o queijo na mão, mas Deus não pode cortar esse queijo. É sua parte buscar ao Altíssimo e, para isso, são necessárias a fé, a humildade e o esforço. Se você espera que, simplesmente porque Ele é bom, Ele vá lhe abençoar, está enganado”.

Assim, para resolver um problema é preciso sacrificar, reconhecer sua parte e agir. Se excluir e aderir ao discurso vazio de positividade vai garantir aos influenciadores digitais uma boa remuneração, mas vai paralisar quem deveria estar lutando pelos próprios objetivos.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: getty images