Portas abertas para ajudar os sofridos

A fé que tem transformado a vida de muitos motiva a Universal a abrir novos templos para levar a Palavra de Deus aos necessitados. Só em 2019, foram inauguradas sete novas igrejas, além da reinauguração da Catedral Mundial da Fé, no Rio de Janeiro

Imagem de capa - Portas abertas para ajudar os sofridos

Qual é o valor de uma porta aberta para alguém que enfrenta uma dificuldade? Quanto vale o apoio a uma pessoa angustiada? A Palavra de Deus revela que para Ele uma alma não tem preço. Por isso, para a Universal, esses valores são incalculáveis. Só em 2019, a Universal inaugurou sete novos templos nos Estados de São Paulo, Tocantins, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Bahia, além da reinauguração da Catedral Mundial da Fé, no Rio de Janeiro. Isso só foi possível com o esforço de cada um de seus membros. A união tem como objetivo compartilhar a Fé que é capaz de transformar vidas.

Cada novo templo representa mais uma oportunidade de acesso à Palavra de Deus, como destacou o Bispo Edir Macedo em oração durante a inauguração da Catedral de Taubaté, no interior de São Paulo. “Esta casa não é para ser contemplada ou admirada. Sua função é salvar os que se encontram perdidos. Que ela seja como um pronto-socorro para os acidentados espirituais, a porta de acesso ao trono de Deus.”

Brasília
A Catedral de Brasília é um dos maiores projetos em andamento neste ano. Com área construída de 40 mil metros quadrados e uso de tecnologias sustentáveis, o edifício abrigará a nova sede da Universal no Distrito Federal. A construção começou em janeiro de 2019 e deve ser finalizada em 2023.

A nova Catedral será uma das mais importantes do Brasil, conforme explicou o Bispo Renato Cardoso após visita ao local das obras em fevereiro. “Vai ser um lugar grandioso e, espiritualmente falando, muito importante porque o que acontece em Brasília acontece no Brasil. Brasília é o cérebro da nação, é onde o Legislativo, o Executivo e o Judiciário estão em seu poder máximo. Tudo o que acontece no Brasil passa por aqui”, afirmou ele, em vídeo no Instagram.

Inovações
A Catedral de Brasília terá reúso de água e reaproveitamento do calor do ar-condicionado para o aquecimento da água do batistério. O edifício terá capacidade para 5.250 pessoas, quase o triplo da atual Catedral, localizada na Asa Sul de Brasília, que tem apenas 1.870 lugares.

A arquitetura contemporânea também inclui um estacionamento em espiral e contínuo com 571 vagas para carros e 61 vagas para motocicletas. “A entrada principal será caracterizada por um pórtico de linhas curvas com mais de 10 metros de altura, simbolizando a mão de Deus, onde todos os fiéis, ao entrarem, receberão esse acolhimento de fato”, pontuou a arquiteta Caroline Teles, do Departamento de Engenharia da Universal (Engiurd).

O Bispo Peixoto, responsável pela construção, explica que a nova Catedral está localizada em Taguatinga, região com maior densidade demográfica do Distrito Federal, em um importante eixo viário da Estrada Parque do Contorno (EPCT), que faz a ligação com diversas rodovias federais. “A nova Catedral vai atender mais pessoas de várias regiões. Ela terá uma arquitetura bem diferenciada, com mais espaço e mais conforto.” Além de Taguatinga, moradores das regiões administrativas de Águas Claras, Vicente Pires, Park Way, Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo, Guará e Núcleo Bandeirante serão alcançados.

A obra conta com o apoio de milhares de membros da Universal. Entre eles estão Douglas Rodrigues, (foto abaixo) de 25 anos, e sua noiva, Thais Almeida Lima, de 21 anos. Eles já fizeram dois propósitos para colaborar com as obras da Catedral de Brasília. “Desde que decidimos ser Coluna da Casa de Deus, nossa visão se abriu e descobrimos o quanto nosso trabalho pode ser próspero. Aprendemos a administrar os nossos lucros e conseguimos fechar um contrato em 30 de dezembro de 2019 para abrir nosso próprio  negócio”, diz Douglas.

Antes funcionários de uma barbearia, os dois agora são proprietários de uma barbearia e uma esmalteria em uma área nobre de Brasília.

“Frequento a Universal há um ano e oito meses e acredito que as bênçãos vieram no tempo de Deus. Ele nos deu visão e maturidade para assumir isso”, comemora Douglas, que está com o casamento marcado para 21 de abril.

Para marcar essa atitude de Fé, desde 24 de fevereiro o lugar da construção recebe orações diariamente. Lá, foi instalada uma coluna de acrílico preenchida com azeite, na qual serão colocados todos os nomes das pessoas que estão colaborando. “Todos os dias, às 7h, ao meio-dia e às 18h, é realizada uma oração pelas pessoas que estão vivenciando essa Fé”, esclarece o Bispo Peixoto.

“Eu precisava me reerguer”
A fisioterapeuta Camillah Abdallah, de 32 anos, também está contribuindo com a construção da Catedral de Brasília. “É uma honra poder ajudar a casa de Deus. Deus tem me honrado muito nos últimos anos. Tive uma mudança radical em minha vida pessoal e profissional”, relata. Moradora de Taubaté, no interior de São Paulo, ela conta que chegou à Universal há três anos com muitos problemas.

“Eu não tinha vontade de viver, só chorava, estava muito nervosa, sem paciência, cheguei a ficar uns dias sem trabalhar. Eu estava me separando do meu ex-marido. Logo depois, também tive problemas financeiros com meu estúdio de pilates. Eu precisava me reerguer.”

Camillah revela que a Fé trouxe a paz que ela buscava e também forças para encarar os desafios.

“Antes eu trabalhava, mas não saía do lugar. Minha vida mudou depois que passei a fazer os propósitos e ajudei na construção da Catedral de Taubaté. Desde maio do ano passado, a quantidade de alunos e meu faturamento cresceram muito. Deus ainda me deu a oportunidade de escrever um livro sobre pilates, o que eu sempre quis fazer. Também me casei com um homem de Deus, hoje sei o que é um casamento baseado na Fé, no amor e na paciência”, comemora ela, ao lado do marido, Bilah Abdallah.

Taubaté
O Bispo Renato Santos, responsável pela Catedral de Taubaté, explica que a inauguração do local, em 1º de dezembro de 2019, trouxe transformações para a região. “Ela foi construída em uma das entradas da cidade, entre a rodoviária antiga e um hospital, e fica em frente a um viaduto. A Igreja cedeu parte do terreno para a construção de uma rua com um semáforo, o que facilita o trânsito e ajuda a evitar acidentes. A Catedral trouxe mais segurança, a rua ficou bem iluminada e o mercado imobiliário teve valorização. Ela também se tornou um ponto turístico da cidade.”

Ele destaca a importância espiritual do novo espaço. “De dentro do hospital as pessoas conseguem ver a igreja e muitas vêm aqui para pedir oração e visitas a familiares que estão internados. Outras pessoas passam pelo viaduto e acabam entrando na igreja. Recebemos bastante gente aflita, sofrida, com depressão.”

O Bispo Renato Santos ainda pontua que a Catedral de Taubaté facilita a acessibilidade. “Temos espaço para cadeirantes, banheiros para pessoas com deficiência, poltronas para pessoas obesas e uma assistente de libras. Além das reuniões, temos atendimento na igreja o dia inteiro, sempre há um pastor oferecendo assistência às pessoas.”

Tocantins
Em 8 de setembro de 2019, foi inaugurada a Catedral em Palmas, capital do Tocantins, com capacidade para 1.800 lugares. Para Rossilde Rodrigues Santana da Silva, de 53 anos, o novo local ajuda a consolidar a Fé do povo tocantinense. “A Catedral virou ponto de referência e um cartão-postal. Muitos que antes tinham resistência à Igreja agora acompanham as reuniões”, afirma ela, que frequenta a Universal desde 1994.

“Quando eu cheguei a igreja era pequena, só tinha duas obreiras e espaço para 80 pessoas. Eu vim com a minha mãe e a minha irmã. Nós sofríamos muito. A família era desunida, havia muitas brigas. Eu ouvia vozes e tinha desejo de suicídio. Minha mãe e eu estávamos doentes. Aos poucos superamos tudo isso. Hoje sou casada com um homem de Deus e tenho prosperidade.”

O Bispo Freitas, responsável pelo trabalho evangelístico em Palmas, enumera os benefícios gerados pela Catedral à cidade: “a grande movimentação de pessoas foi fundamental para o aquecimento do comércio da região e para o aumento da sensação de segurança. Os restaurantes, os transportes e a rede hoteleira do entorno tiveram crescimento, pois pessoas de outras cidades do Estado vêm nos visitar.”

Com área construída de 6.946,41 metros quadrados, a acessibilidade é garantida por rampas e elevadores.

A empresária Alcina Alves da Cruz Neta, (foto abaixo) de 39 anos, colaborou com a construção da Catedral de Palmas e descreve a ação como uma honra. “Quando vejo a dimensão da obra, eu penso no privilégio que tive em contribuir para a Casa desse Deus maravilhoso. A Catedral é uma referência no Estado.”

Dona de uma loja e de uma fábrica de colchões, ela fala como era sua situação quando chegou à Universal, há 12 anos. “Eu tinha depressão e ansiedade e decidi buscar ajuda.” Após superar os problemas de saúde, ela conta que começou a acertar a vida financeira. “Meu esposo e eu tivemos uma visão dada por Deus de montar uma empresa e começamos a fábrica. Há três anos, fizemos o voto da pedra fundamental da construção e as coisas foram acontecendo.”

Piauí
Em 29 de dezembro de 2019, foi inaugurada a Catedral em Teresina, no Piauí, com área construída de 9.810,61 metros quadrados e capacidade para 2.240 pessoas sentadas.

A empresária Lidiana Pinheiro Mendes de Sousa, (foto abaixo) de 58 anos, apoiou a construção. “Era um sonho de todos nós do Estado ter uma Catedral. Meu marido e eu fomos abençoados por Deus desde que chegamos à Universal e isso nos motivou a ajudar.”

Segundo Lidiana, ter entregado a vida a Deus tem trazido resultados em todas as áreas. Ela lembra que quando chegou à Universal vendia confecções, mas não tinha sucesso. “Comecei a assistir às reuniões para empresários e me identifiquei muito. Deus nos deu direção e começamos vendendo quentinhas. Depois veio a ideia de trabalhar com eventos, coffee break e refeições. Hoje temos uma casa de eventos corporativos com vários auditórios.” Após realizar propósitos para a Catedral, ela garante que conseguiu tirar outro plano do papel. “Em agosto de 2019, inauguramos nosso restaurante.”

Cubatão
Na Baixada Santista, no litoral sul de São Paulo, a cidade de Cubatão está em contagem regressiva para a inauguração da nova sede da Universal. Edileuza Correia de Melo, (foto abaixo) de 49 anos, comemora o crescimento da Igreja no município. “Estou há 27 anos na Universal. Eu era uma pessoa angustiada e doente. Na Universal, fui curada de uma hemorragia.”

Ela fala sobre a motivação para colaborar com as obras do templo: “minha fidelidade a Deus tem como objetivo ganhar almas. Na Universal, eu encontrei uma porta aberta e sei que muitas pessoas precisam dessa ajuda também.”

Elias Silva, (foto abaixo) de 45 anos, chegou à Universal em 2002 e lembra da expectativa para a construção do local. “Desde que o terreno foi adquirido, foram realizadas muitas orações e propósitos”, diz ele, contando que participou das orações feitas no terreno.


Ele fala sobre o desejo de compartilhar a Fé. “Deus me resgatou e quero dar o que recebi a outras pessoas. Acredito que infinitas almas serão ganhas com a nova sede. As pessoas na cidade já estão comentando que vão participar da inauguração. Deus será glorificado.”

O Pastor Denis Borges Cardozo explica que a Universal está há 31 anos. “Com a nova sede, nós teremos uma infraestrutura melhor, com duas salas para a Escola Bíblica Infantil (EBI) e um auditório. Os moradores da cidade terão não apenas uma igreja nova, mas a chance de conhecer o Deus Vivo e ter uma vida nova.”

Coluna
Em 2020, a Universal ainda prevê novas construções no Norte do Brasil, nos Estados de Roraima, Rondônia, Amapá e Acre. No Centro-Oeste, Cuiabá, capital de Mato Grosso, deverá receber uma Catedral. As cidades de Americana e Piracicaba, no interior de São Paulo, também contarão com obras da Universal. A cidade de Anápolis, em Goiás, vai receber uma nova Catedral com capacidade para 1.200 lugares. Além disso, a construção da Catedral de Sete Lagoas, em Minas Gerais, está em fase inicial.

Todo esse trabalho só é possível por meio da sustentação incansável de milhares de pessoas que decidiram ser Coluna da Casa de Deus.

Essa é a atitude que tem ajudado a multiplicar o trabalho da Universal no Brasil e em todo o mundo. Você também é Coluna? Então nos escreva contando a sua experiência.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Fotos: Getty Images e Cedidas