Por que Deus escolheu Abrão?
A resposta para essa e outras perguntas você descobrirá nesta nova fase da novela Gênesis, que teve início nesta segunda-feira (29), e conta a trajetória do pai da fé
“Até aqui você conheceu a terra, a casa e a parentela de Abrão para, então, entender por que Eu o escolhi. Agora você vai entender que tipo de homem ele é e como a Minha escolha tem a ver com o seu casamento com Sarai”.
Foram com essas palavras – ditas pelo próprio Deus – que mais uma fase de Gênesis chegou ao fim. E, desde segunda-feira (29), teve início a quinta fase da superprodução que conquistou o público: a que conta a trajetória de Abrão, agora já casado com Sarai.
“Algumas pessoas reclamaram que a fase de Terá demorou muito, e que muita coisa não estava na Bíblia… Realmente, a parte de Terá não está destrinchada em detalhes na Bíblia, mas para entender Abraão, você tem que entender quem foi Terá e de onde ele veio, quem era a sua parentela, a casa do seu pai, de onde Deus mandou Abraão sair… Agora, com a história de Abraão, você vai entender por que Deus o tirou daquela parentela”, mencionou o Bispo Renato Cardoso, durante recente programa ‘Inteligência e fé’.

O caráter diferenciado de Abrão
O fato é que a fase de Ur dos Caldeus nos deu um panorama do ambiente em que Abrão cresceu, cercado pela idolatria e pelos costumes pagãos de um povo que não conhecia o Criador.
No entanto, mesmo sendo criado em um ambiente em que tudo era favorável para que ele se corrompesse, ele permaneceu fiel aos valores e à fé que aprendeu com a mãe.
Pudemos constatar isso quando Terá ameaçou deserdá-lo, caso insistisse em se casar com Sarai – o que de fato fez, embora tenha voltado atrás depois. Mesmo diante dessa ameaça, Abrão não titubeou, mas se manteve firme na decisão de se casar com a mulher que amava, mesmo que isso representasse a perda de status e do respeito de todos.
Vale lembrar que, naquela época, ser deserdado pelo pai representava muito mais do que simplesmente perder o direito à herança; representava ser desprezado e visto pela sociedade como alguém desonrado e sem valor.

Deus o escolheu para um propósito sobrenatural
Portanto, não foi por acaso que esse caráter genuíno, íntegro e puro de Abrão, chamou atenção de Deus. Por isso, Ele o escolheu para um propósito sobrenatural: dar início ao Seu Plano de Salvação da Humanidade. Uma vez que foi a partir de Abraão e de sua descendência que o Senhor Jesus veio ao mundo.
Mas, tudo que você conheceu a respeito de Abrão até aqui, não é nada diante do que está por vir nessa nova fase de Gênesis. Se o que você viu até então já foi o suficiente para admirar o seu caráter, prepare-se para o que verá a partir de agora. Você conhecerá um homem paciente, perseverante, de fé inabalável, que lhe ensinará na prática, o que é, de fato, confiar em Deus.
Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. Romanos 4:18-21

O pai da fé
A Bíblia diz que Abraão é o pai da fé (Gálatas 3:7).
‘Por que Deus o escolheu? O que ele tinha de diferente dos demais homens de sua época? O que Sarai tem a ver com isso? Quais eram os seus conflitos quando Deus o chamou?’
Você vai descobrir as respostas para todas essas perguntas. Acompanhe essa linda história e tenha sua fé renovada!
Assista abaixo a algumas cenas:
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo