Por que Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel?

Compreenda o motivo dele ser o escolhido de Deus

A ascensão de Saul como o primeiro rei de Israel marca o início do período monárquico dessa nação. Mas, por qual motivo ele foi o escolhido de Deus para governar o seu povo?

Quadro geral:

Essa trama da história de Israel está sendo mostrada atualmente na segunda temporada da série “Reis – A Ingratidão”. Onde Deus atende o pedido do povo e escolhe um rei para governá-lo.

Para entender como essa escolha foi feita, o arqueólogo Rodrigo Silva, durante o podcast Fora de Série”, explicou que Saul era tudo que os hebreus desejavam.

“Saul era um camponês, mas tinha posses. Naquela época, a riqueza era medida pela quantidade de terras e gados que você possuía. Justamente no momento em que ele está procurando um gado que se desgarrou, o Senhor organiza tudo para que ele vá até a cidade onde Samuel mora. Ali, ele é ungido por Samuel. Saul era justamente o que o povo queria, porque ele era bonito, alto, forte e empunha respeito”, comentou o especialista.

O que observar:

Ainda na sua participação no programa, Rodrigo fez o público compreender o significado da unção de Saul com o azeite (Clique aqui e assista a cena da unção exibida na série). Pois, para o povo israelita, o óleo tinha um grande valor. Ele era usado para alimentar lamparinas, garantir comida e ainda produzir medicamentos e perfumes. Além de simbolizar o Espírito Santo.

“Na Bíblia, o azeite tem um significado muito forte. Quanto mais velha a árvore da oliveira fica, mais o tronco se torna largo e feio. Nesse tronco, aparentemente morto e envelhecido, saem dois tipos de ramos: o renovo e o rebento, onde nascerão novas oliveiras. Esse aspecto natural representa Israel, que, quando aparentemente está morto, Deus faz brotar vida”, contou ele.

Inclusive, como será mostrado nos próximos episódios da série, a unção vem antes da coroação do rei, sendo imprescindível para o preparo da sua missão como maior autoridade entre o povo.

Assista ao podcast completo para descobrir mais curiosidades:

Anote aí

O podcast Fora de Série” é apresentado pela jornalista Ana Carolina Cury e exibido às terças e quintas-feiras, às 19h, no Canal Oficial do Youtube.

Para não perder a participação de novos convidados, assine o canal para conferir as novidades.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock