Rede aleluia
Por que Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 5 de Maio de 2022 - 17:44


Por que Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel?

Compreenda o motivo dele ser o escolhido de Deus

Por que Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel?

A ascensão de Saul como o primeiro rei de Israel marca o início do período monárquico dessa nação. Mas, por qual motivo ele foi o escolhido de Deus para governar o seu povo?

Quadro geral:

Essa trama da história de Israel está sendo mostrada atualmente na segunda temporada da série “Reis – A Ingratidão”. Onde Deus atende o pedido do povo e escolhe um rei para governá-lo.

Para entender como essa escolha foi feita, o arqueólogo Rodrigo Silva, durante o podcast Fora de Série”, explicou que Saul era tudo que os hebreus desejavam.

“Saul era um camponês, mas tinha posses. Naquela época, a riqueza era medida pela quantidade de terras e gados que você possuía. Justamente no momento em que ele está procurando um gado que se desgarrou, o Senhor organiza tudo para que ele vá até a cidade onde Samuel mora. Ali, ele é ungido por Samuel. Saul era justamente o que o povo queria, porque ele era bonito, alto, forte e empunha respeito”, comentou o especialista.

O que observar:

Ainda na sua participação no programa, Rodrigo fez o público compreender o significado da unção de Saul com o azeite (Clique aqui e assista a cena da unção exibida na série). Pois, para o povo israelita, o óleo tinha um grande valor. Ele era usado para alimentar lamparinas, garantir comida e ainda produzir medicamentos e perfumes. Além de simbolizar o Espírito Santo.

“Na Bíblia, o azeite tem um significado muito forte. Quanto mais velha a árvore da oliveira fica, mais o tronco se torna largo e feio. Nesse tronco, aparentemente morto e envelhecido, saem dois tipos de ramos: o renovo e o rebento, onde nascerão novas oliveiras. Esse aspecto natural representa Israel, que, quando aparentemente está morto, Deus faz brotar vida”, contou ele.

Inclusive, como será mostrado nos próximos episódios da série, a unção vem antes da coroação do rei, sendo imprescindível para o preparo da sua missão como maior autoridade entre o povo.

Assista ao podcast completo para descobrir mais curiosidades:

Anote aí

O podcast Fora de Série” é apresentado pela jornalista Ana Carolina Cury e exibido às terças e quintas-feiras, às 19h, no Canal Oficial do Youtube.

Para não perder a participação de novos convidados, assine o canal para conferir as novidades.


Por que Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel?
  • Isabel Tavares / Foto: iStock 


reportar erro