Por que o diabo usa, especificamente, a mentira?

Confira esta meditação do Bispo Renato Cardoso e reflita sobre o tema

Imagem de capa - Por que o diabo usa, especificamente, a mentira?

A mentira é a arma predileta do diabo. O próprio Senhor Jesus disse: “… Ele [o diabo] foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44

“Então, o diabo usa a mentira como uma arma para enganar, para destruir as pessoas. Ele é o oposto de Deus, que é a verdade. O Senhor Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). O diabo é o abismo, a mentira e a morte”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 7 de junho.

Em seguida, o Bispo Renato acrescentou o questionamento: por que o diabo usa, especificamente, esta arma?

“Nós vamos usar a arma que tem mais eficácia contra o inimigo. A resposta é a seguinte: o ser humano tem mais facilidade para acreditar na mentira do que na verdade”, analisou o Bispo.

As pessoas creem na mentira

Em outras palavras, quando a notícia é muito boa, as pessoas não acreditam. Elas ficam céticas. Algumas até dizem: “só acredito vendo”.

Provavelmente, você nunca ouviu alguém dizendo: “isso é ruim demais para ser mentira”, duvidando daquilo. Ou seja, quanto pior a mentira mais as pessoas creem.

Mas, na Bíblia está escrito: “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:20-21

“Então, quem é da verdade não tem o que temer, é transparente, não se esconde. Mas quem faz o mal, gosta das trevas, porque as trevas encobrem as suas más obras”, ensinou o Bispo.

O mesmo mecanismo ocorre com as fake news: as pessoas compartilham sem saber se é verdade ou não se importam em propagar a mentira.

Viva na verdade

Portanto, não é que você deva ser uma pessoa cética, mas tenha a consciência de que você vive em um mundo teatral, em que muitos encenam suas ações. Porque o mundo está nas mãos do pai da mentira, e a mentira é a sua arma predileta.

Como seguidores da Palavra de Deus, nós precisamos viver na verdade e precisamos ficar atentos para não aceitarmos as mentiras que o diabo nos apresenta.

Para conferir esta e outras mensagens do Bispo Renato Cardoso, acompanhe as atualizações na página oficial do Youtube.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Thinkstock