Por que não deixam as crianças serem crianças?
Elas tiveram, inclusive, tempo para realizar perguntas sobre os corpos que viam. Entenda
Na Dinamarca, o programa infantil “Ultra Strips Down”, na emissora nacional DR, expôs adolescentes de 11 a 13 anos a corpos de adultos nus, a fim de que elas comentassem sobre os corpos que viam.
De acordo com os produtores, em entrevista ao The New York Times, o objetivo era “combater a vergonha do corpo e promover a positividade corporal”.
Sob luzes, em um palco – e completamente sem roupas -, os adultos foram expostos às crianças, que fizeram perguntas como: “com que idade você cresceu cabelo na parte inferior do corpo?”
O programa gerou inúmeras críticas na internet. “Este show é apenas pedofilia {…} isso é nojento, é chocante”, disse uma internauta, em sua conta no Twitter.
Para a psicóloga Simone da Silva Mendes, esse tipo de exposição pode causar no adolescente problemas com a sua própria imagem.
“Pode desconsiderar aspectos inerentes a um corpo em transformação, com risco de acentuar a visão da força da sociedade sobre os padrões da autoimagem”, disse.
A especialista enfatiza que é necessário respeitar a maturidade de cada indivíduo, a fim de que se evite prejuízos a essas crianças e esses adolescentes. “Respeitar seus valores e os níveis de maturidade para qualquer assunto é ver a criança e o adolescente como pessoa, e não como conceito, o que deixa evidente que qualquer antecipação de assuntos voltados à vivência de aspectos corporais pode causar prejuízos significativos. [A exemplo de] quadros de ansiedade, depressão e outras desordens emocionais e comportamentais devido à subjetividade que está inserida em cada vida”, concluiu Simone.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo