Por que é necessário nascer de novo?

O Senhor Jesus disse que quem não nascer de novo não poderá entrar no Reino (João 3:5)

Imagem de capa - Por que é necessário nascer de novo?

Na novela Jesus, recentemente, foi apresentado um diálogo interessante entre Cristo e Nicodemos. Confira essa cena na íntegra:

O novo nascimento

Nicodemos era um fariseu, membro do Sinédrio, sendo assim, ele conhecia a Palavra de Deus. Porém, mesmo fazendo parte da elite religiosa de seu tempo, ele não compreendia uma lição fundamental para o relacionamento com o Altíssimo, que era o novo nascimento.

Sobre esse ensinamento há uma observação na Bíblia Sagrada com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo: “Isso significa que a prática religiosa não capacita ninguém a entrar no Céu. Afinal, enquanto a religiosidade é inconsistente e mostra uma transformação apenas no exterior do ser humano, com reparações morais e comportamentais, o novo nascimento regenera por inteiro o coração e transforma totalmente a vontade e o caráter da pessoa”.

Assim, cargo, fama, dinheiro ou qualquer outro símbolo de poder valorizado neste mundo, torna-se insignificante no Reino Celestial, que só pode ser acessado por aqueles que tiveram o novo nascimento (João 3:5-7).

Quando o Senhor Jesus diz para Nicodemos que é necessário nascer de novo, está fazendo uma referência ao abandono da natureza pecaminosa que é presente em toda a humanidade desde Adão (1 Coríntios 15).

Porque, depois que Adão e Eva erraram contra Deus, os seres humanos passaram a viver em um mundo contrário à natureza Divina.

Como buscar o novo nascimento?

Por isso, primeiramente, é necessário que a pessoa esteja disposta a deixar todo o pecado para fazer um pacto com o Senhor e obedecê-lO. Esse é o novo nascimento. Em outras palavras, ela compreende que está errada e busca a misericórdia de Deus, abandonando os erros, passando a fazer o que é certo, segundo a Bíblia. A pessoa passa a buscar ser semelhante ao Senhor Jesus em atitudes. Ela vive tal qual Cristo viveu na Terra.

Foi por essa razão que o Deus-Pai preparou o Seu Único Filho para ser sacrificado em favor do resgate da humanidade (Isaías 53). Ou seja, para que a humanidade pudesse ter a chance de se arrepender e ser salva da morte eterna (João 3:16). Mas, em contrapartida, os seres humanos precisam render absoluta submissão de fé ao Salvador.

“Diante disso, o Todo-Poderoso merece reverência e temor pela Sua capacidade de amar, embora a maioria das pessoas O despreze por estar perdida e descrente. O Eterno não somente ama a humanidade, como também luta continuamente para resgatá-la para Si”, acrescenta o Bispo nas anotações de fé.

Portanto, o Senhor Jesus não veio para condenar as pessoas, mas para dar à humanidade a chance de ter o Céu como destino após essa vida terrena.

Novela Jesus

Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 21h30. Essa superprodução retrata em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução Record TV