Por que é importante revisar seu veículo antes de viajar?

Acidentes em estradas brasileiras resultaram em 167 mortes no período de final de ano de 2020

Imagem de capa - Por que é importante revisar seu veículo antes de viajar?

O número de viagens aumenta no final de ano, mas, mesmo neste período, a manutenção da Fé é fundamental. Por isso, onde quer que você esteja, pode visitar a Universal mais próxima. Inclusive na noite de 31 de dezembro as portas da Igreja estarão abertas e será realizada a Vigília da Virada.

Também é importante lembrar que carros precisam de manutenção. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos dois feriados do fim de 2020 foram registrados 1.997 acidentes com 167 mortes. Além de ultrapassagens indevidas e alcoolemia, os especialistas alertam para outra causa recorrente de acidentes: a falta de manutenção adequada dos veículos. Segundo Sergio Fabiano, engenheiro mecânico e gerente de serviços do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), instituição que apoia um trânsito seguro e com manutenção preventiva, “nestes períodos são traçados longos percursos que não são comuns no dia a dia dos motoristas, o que pode gerar falhas automotivas. Infelizmente, a cultura da manutenção preventiva no Brasil não é tratada como deveria, o que leva o motorista a utilizar o veículo até o momento da quebra para daí poder consertá-lo”.

O check-up automotivo é de extrema importância em qualquer situação, seja em um automóvel de uso diário ou não. “O recomendado é fazer a checagem a cada seis meses ou 10 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro”, diz Fabiano. “Quando falamos de viagens, ela se torna ainda mais importante, por causa da segurança nas estradas. Na revisão preventiva, as peças são vistas antes que qualquer problema aconteça e elas podem ser trocadas se apresentarem desgaste.” Além disso, a manutenção preventiva costuma ser mais barata do que a corretiva.

Além de checar itens básicos (veja no infográfico ao lado), Fabiano recomenda cuidado ao pôr a bagagem no porta-malas. “Evite colocar objetos sobre o tampão ou próximos do vidro traseiro sem a devida fixação, pois, em caso de acidente, eles serão arremessados contra os passageiros e o motorista. O limite de segurança de peso transportado e a capacidade de ocupantes no veículo podem ser verificados nas plaquetas de identificação do veículo e no manual do proprietário.”

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Edi Edson