Por que as ilusões da internet acontecem?

Será por causa da ingenuidade das pessoas ou as propagandas são bem feitas? Entenda

Imagem de capa - Por que as ilusões da internet acontecem?

Você já comprou algum produto na internet e recebeu outro? Ou já conheceu alguém pessoalmente, que era completamente diferente do que mostrava nas redes sociais? As ilusões propagadas na internet estão cada vez maiores e causam problemas na vida real.

Por que isso importa:

O programa Fala Que Eu Te Escuto, com apresentação do Bispo Carlos Cucato, falou sobre o assunto e ouviu pessoas que já foram iludidas na internet e nas redes sociais.

Contudo, as reportagens exibidas na programação foram explicadas que no caso de compras feitas – em que o produto recebido é diferente do anunciado – trata-se de crime, cabível de penas. Assim como propaganda enganosa.

Mas, afinal, por que as ilusões da internet acontecem? As pessoas são ingênuas, as propagandas são bem feitas ou é um risco que se corre?

Veja o que o público disse:

  • O servidor público, Paulo Moreira, contou que já teve familiares que foram vítimas de propagandas enganosas e sofreram golpes na internet. “Levando em consideração os diversos casos de crimes cibernéticos, criminosos utilizam desse meio para fazer propagandas enganosas e vender produtos que não existem. Então, é um risco que todos nós usuários de internet corremos, é constrangedor…”, comentou ele.
  • “Não podemos mais falar que quem sofre algum tipo de golpe é ingênuo, o que acontece é que as propagandas são feitas com base em perfis de comportamento. Então, elas são muito bem feitas, por isso, as pessoas também correm o risco”, pontuou o advogado Vitor Hugo.
  • Já o profissional de Ciências da Computação, Jeferson Santos, disse que o problema está nas pessoas. “Acredito que o problema está em dar crédito excessivamente, porque as pessoas esquecem que a internet é uma continuação da vida real. E, assim como na vida real existem pessoas que dão golpes, na internet também há essas pessoas”, respondeu ele.

Resultado da pesquisa:

Na pesquisa feita durante o programa, o resultado da votação do público foi a seguinte:

  • 28% disseram que as pessoas são ingênuas, por isso caem na ilusão;
  • 35% disseram que as ilusões se dão por causa da propaganda ser bem feita;
  • 37% disseram que é um risco que a pessoa corre.

Clique aqui para assistir ao programa na íntegra.

Anote aí:

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.

Acompanhe a página do programa no Instagram para ficar por dentro dos próximos assuntos.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock