Planejamento de Carreira: o mapa para quem quer crescer
O número de demissões voluntárias tem aumentado no País. Saiba como fazer uma transição de emprego tranquila
O período de pandemia trouxe uma série de mudanças para o mercado de trabalho que se estendem até os dias de hoje. Uma dessas alterações foi o aumento no número de propostas de trabalho no regime de home-office ou híbrido. As pesquisas também mostram uma mudança na forma que cada profissional enxerga sua carreira. Enquanto há algum tempo o objetivo principal era buscar estabilidade, hoje as mudanças são vistas como positivas para alcançar a realização profissional.
Segundo um levantamento da LCA Consultoria com base em informações do Ministério do Trabalho e Emprego, há uma tendência crescente de pedidos de demissão voluntária. Entre 2016 e 2018, por exemplo, foram registrados cerca de 200 mil pedidos de desligamentos por mês. Entre 2019 e 2020, houve maior oscilação e o período fechou com entre 160 mil e 400 mil solicitações. Já de 2021 para cá, o crescimento superou os 600 mil. Só para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses o número de demissões voluntárias superou os 7 milhões. A pergunta é: para onde foi tanta gente?
Uma parte desse grupo investe no empreendedorismo, enquanto a outra está em busca de novas oportunidades no mercado tradicional. Uma pesquisa feita pela PwC indica que 25% dos brasileiros pretendem trocar de emprego nos próximos 12 meses. Entre os motivos para isso se destacam questões financeiras, falta de perspectiva de crescimento e busca de maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Por onde começar?
Para ser bem-sucedida, a mudança de emprego não pode ser uma atitude tomada no impulso, mas algo feito com base em um plano de carreira. “O planejamento vai direcionar de forma clara e objetiva o que você deve fazer. Ele ajuda sempre a identificar as habilidades e competências. E com esse plano de carreira bem estruturado é possível tomar algumas decisões que estejam alinhadas aos objetivos pessoais e profissionais e minimizar o risco e maximizar o crescimento e a satisfação nessa trajetória profissional”, explica o especialista em gestão de carreiras e consultor na Mega Inovação Amarildo Nogueira.
O planejamento começa com autoconhecimento, elencando os pontos fortes e os que precisam ser trabalhados. De acordo com Nogueira, o segundo passo é “pesquisar o que a pessoa acredita que é melhor para ela e buscar pelo menos três carreiras ou três empresas que tenham mais a ver com seu perfil”.
Em seguida, é preciso estabelecer metas e investir em se sair bem na entrevista de emprego, além de entender como o próprio perfil pode se enquadrar no que a empresa busca. Se o profissional identificar que não está pronto para ocupar o cargo, Nogueira indica que busque capacitação. “Outro passo importante é o networking, ou seja, identificar as pessoas que poderão ajudá-lo a concretizar o objetivo de mudar de emprego”, diz.
Pontos de atenção
Com exceção da carreira pública, nenhum outro trabalho formal oferece estabilidade completa. “Você deve desempenhar seu trabalho com eficiência e eficácia, gerando resultados positivos para a instituição que representa, mas se a empresa precisar desligar qualquer colaborador, ela o fará”, pontua Simone Castro, mentora de carreira e recolocação profissional e fundadora da SC Soluções & Carreiras. “A carreira é sua, não da empresa, e você deve buscar desenvolvê-la com um projeto estruturado de gestão. Assim, você crescerá, de forma estratégica e eficiente, tanto na empresa que representa como em seu projeto de carreira”, completa.
De modo geral, o trabalho faz parte da realização pessoal e deixá-la nas mãos de outra pessoa ou de uma companhia pode gerar frustração.
“Sem planejamento, a carreira é como um barco à deriva que vai navegar de acordo com o vento e sem direção nenhuma. A cada ano que passa, fica mais difícil controlar o que acontece, o perfil vai sendo definido pelas experiências e ela pode sair completamente da rota que você gostaria de seguir. Muitas vezes, voltar é tão difícil que o profissional prefere seguir sem rumo, mas essa não é a solução para uma vida profissional saudável”, conclui.
Hora de mudar
Toda mudança começa com um pensamento e, por isso, também é importante investir no que chega à nossa mente. Um dos livros mais ricos em lições sobre prosperidade é a Bíblia. Para saber mais sobre ela, participe da reunião Prosperidade com Deus e mude de vida.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo