Pior do que não ter senso de humor é zombar do Sagrado
O Bispo Renato Cardoso falou do tema em uma palestra para homens
É verdade que ter bom humor é importante para lidar de maneira mais leve com as situações difíceis do dia a dia. Deus deu humor ao ser humano para que fosse possível aliviar a pressão causada pelos problemas. Pensar o tempo todo em ideias tristes, profundas e sérias traz peso para a vida.
Entretanto é necessário ter equilíbrio. O humor precisa ser usado no momento adequado. Há ainda um ponto mais importante a ser avaliado: o humor que zomba das coisas de Deus. É como está escrito em Gálatas 6.7: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”
“Se você semear zombaria com Deus, vai ceifar maldição”, disse o Bispo Renato Cardoso, durante a palestra mensal exclusiva para homens promovida pelo Projeto IntelliMen, que foi realizada no Templo de Salomão, em São Paulo, no dia 24 de abril.
O Bispo Renato relembrou uma passagem bíblica em que alguns garotos zombaram do profeta Eliseu. Ele não gostou da “brincadeira” e amaldiçoou aqueles rapazes. O resultado foi que duas ursas atacaram o grupo de garotos e mataram 42 deles (2 Reis 2.23-24).
Pode parecer, em um primeiro momento, que Eliseu exagerou na dose, mas o Bispo Renato explicou que “quando você zomba das coisas de Deus, você está se colocando em uma posição de superioridade, você está ridicularizando, você está mostrando a maior falta de senso do que é sério e do com que se pode brincar”.
Zele pelo nome de Deus
Desse modo, nós não podemos usar o nome de Deus levianamente. Atualmente, por exemplo, é comum encontrarmos na internet pessoas ridicularizando ou desvalorizando a fé bíblica. Contudo é preciso ter consciência de que este conteúdo traz consigo uma mensagem, ele não é apenas entretenimento. “Se isso não fere a sua sensibilidade espiritual é porque você ainda não tem o Espírito Santo. Você não entende que o diabo está usando o humor como um veículo para entregar uma mensagem e ridicularizar. Em nome do humor, as pessoas se tornam irreverentes”, afirmou o Bispo.
Ele também observou que este seria um dos sinais do Fim dos Tempos: o escárnio do que é Sagrado (Judas 1.17-19). “Há certas coisas que nem brincando podemos fazer”, aconselhou o Bispo.
Deus deixou isso bem claro quando não permitiu que Moisés entrasse na Terra Prometida. Apesar do líder hebreu ter passado por grandes experiências com o Altíssimo, ele não foi poupado do julgamento Divino, depois de desobedecer. “Deus é Senhor. Ele é digno de ser respeitado e honrado. Ele é digno de ser temido. Não é um temor por medo, mas por respeito”, enfatizou o Bispo.
Portanto, cuidado com os conteúdos que você consome por meio de redes sociais, das amizades e de pessoas mal-intencionadas que desejam semear a malícia (ainda que elas pareçam pertencer à fé genuína).
Leve Deus a sério e respeite também as autoridades espirituais, porque a qualidade do seu relacionamento com o Altíssimo depende disso.
As reuniões anteriores do Projeto IntelliMen estão disponíveis na plataforma Univer Vídeo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo