Pesquisa mostra que jovens de 19 anos são sedentários como idosos com 60 anos

Dado preocupa autoridades norte-americanas. Veja dicas para começar a praticar exercícios físicos

Imagem de capa - Pesquisa mostra que jovens de 19 anos são sedentários como idosos com 60 anos

É do senso comum pensar que jovens se movimentam e se exercitam mais do que os mais velhos. Mas parece que uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em Baltimore, Estados Unidos, vem desmentir essa ideia. De acordo com o estudo, os níveis de atividade física de jovens americanos na faixa dos 19 anos são comparáveis aos de idosos com 60 anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que para pessoas com idade entre 5 e 17 anos se pratique ao menos 60 minutos de atividade moderada a vigorosa diariamente. Mas os resultados revelaram que, entre os adolescentes, a maioria dos participantes não cumpriram as recomendações básicas da OMS.

O estudo mostra que mais de 25% dos meninos e 50% das meninas de 6 a 11 anos e 50% dos garotos e 75% das garotas entre 12 e 19 anos não alcançaram o mínimo recomendado. “Os níveis de atividade no fim da adolescência são alarmantemente baixos, e por volta dos 19 anos, são comparáveis com os de pessoas com 60 anos”, pontua Vadim Zipunnikov, professor assistente de bioestatística da Johns Hopkins e autor sênior da pesquisa. Segundo os especialistas, os dados reforçam um dos motivos para a epidemia de obesidade enfrentada pelo país.

Mexa-se!

Nem sempre é fácil praticar algum exercício: a rotina corrida, os compromissos e estresse sempre surgem como motivos para permanecer no sedentarismo. Não bastassem esses obstáculos, a preguiça e o cansaço não largam do nosso pé. Até queremos ser “fitness” e disciplinados, mas parece impossível. Mas saiba que você é totalmente capaz de mudar essa situação, basta ter força de vontade e organização. “Essas gordurinhas não desaparecerão de uma hora para outra, sem que você decida que é hora de ter uma vida saudável. Cuide-se, afinal o nosso corpo é o templo do Espírito Santo”, orienta Cristiane Cardoso.

Na realidade, todos nós temos dezenas de coisas para fazer diariamente e precisamos nos organizar para separar tempo para nos exercitarmos. “Coloque na sua agenda os dias que resolver se exercitar, por exemplo, segundas, quartas e sextas, e defina um horário. É ótimo darmos baixa em nossas tarefas e esse simples fato vai motivá-la a não deixar essa atividade em branco”, recomenda a escritora Patrícia Lages. Se não está acostumado com a prática, comece com 15 minutos e vá aumentando o tempo gradativamente.

E você não precisa necessariamente estar matriculado em uma academia para começar a se mexer. Sua sala ou o quintal podem ser perfeitos para se movimentar. Veja no blog de Cristiane Cardoso dicas de exercícios que podem ser feitos em casa.

Você também pode usar a internet a seu favor. Ela é cheia de vídeos com sugestões de exercícios.

Ao aliar uma boa alimentação (evitando frituras, doces e alimentos industrializados) a essa prática, você completará o ciclo para que se torne mais saudável. Também não deixe de buscar a orientação profissional de um nutricionista e um preparador físico.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Fotos: Fotolia