Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros acredita em Deus

Mas será que isto é o suficiente quando o assunto é fé?

Imagem de capa - Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros acredita em Deus

A pesquisa “Global Religion 2023“, divulgada pela Ipsos, mostrou que 89% dos brasileiros afirmam acreditar em Deus. Além disso, 79% dos brasileiros entrevistados creem na existência do Céu e 66% do inferno.

O que notar:

76% dos brasileiros responderam na pesquisa que fazem parte de alguma religião (com 70% de cristãos). Entretanto, somente 49% frequentam igrejas ou lugares religiosos pelo menos uma vez ao mês. Em outras palavras, é possível notar que o número de praticantes vai se afunilando conforme os filtros da pesquisa vão sendo aplicados. O que mostra uma diferença entre “afirmar” e “praticar”.

Sim, mas:

Nós, que seguimos o Senhor Jesus e refletimos sobre a Palavra dEle, sabemos que a Bíblia nos ensina que “ser cristão” vai muito além do que apenas “afirmar uma crença” ou “frequentar cultos”. É necessário ter um relacionamento sincero com Deus. E isso ultrapassa a ideia de simplesmente praticar ritos religiosos, atividades mecânicas que só servem para cumprir com obrigações na igreja.

Em seu blog, o Bispo Edir Macedo ensina que “assim como nem tudo o que reflete a luz é ouro, nem todos que dizem crer em Jesus realmente creem.”

Ele destaca que tem muita gente boa confundindo o crer com o acreditar. Daí a razão de tantas frustrações da fé.

Se o crer estivesse limitado simplesmente no acreditar, o Nome do Senhor Jesus não seria tão envergonhado pelos que supostamente se dizem cristãos.

O crer não tem a ver com o acreditar:

Quando alguém acredita, namora, fica ou se junta numa suposta “união estável”. Desencargo de consciência, satisfação à sociedade e à “fé”, nada disso muda seu estado civil.

“Do ponto de vista espiritual, isso prova uma fé misturada com paixão ou sentimentos fúteis e inúteis. Quando se acredita no Senhor Jesus, o relacionamento se desenvolve na base de sentimentos de paixão. Dispensa renúncias pessoais, obediência ou a honra à palavra empenhada”, alerta o Bispo.

Ao contrário disso, quando se crê em alguém, de forma bíblica, assume-se o compromisso de entrega incondicional. É o casamento pelo resto da vida instituído pelo Todo-Poderoso.

O verbo “crer”, no original grego, trata desse tipo de compromisso. Envolve sacrifício diário até à morte por parte dos que creem.

“Esse é o tipo de crença que garante a vida eterna”, conclui o Bispo.

“Por isso, quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna…” João 3.36

Para refletir:

Como temos conduzido a nossa vida com Deus? Será que temos a levado a sério ou somente nos declaramos cristãos da boca para fora? O nosso relacionamento com Deus tem sido a nossa prioridade ou outras coisas têm ocupado o primeiro lugar em nosso coração? É verdade que no dia a dia temos muitas coisas para nos preocupar, mas isso não é motivo para deixarmos Deus de lado.

Dia de Pentecostes:

No domingo, dia 28 de maio, ocorrerá o encerramento do propósito especial “Jornada Rumo ao Pentecostes“, que tem como objetivo valorizar o Espírito Santo, que é a Pessoa de Deus em nossa vida. Se você deseja deixar a religiosidade para se tornar alguém que realmente habita no Reino dos Céus, participe desse encontro. Você poderá acompanhar no Templo de Salomão (às 7h, 9h30 ou 18h) ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock