Pesquisa aponta que a Bíblia pode atuar em problemas emocionais

Estudo comprovou mudança na saúde mental e emocional de participantes

Imagem de capa - Pesquisa aponta que a Bíblia pode atuar em problemas emocionais

A pandemia da COVID-19 deixou efeitos colaterais em toda a sociedade. Pois, foi um período muito difícil também para quem precisou enfrentar o isolamento social, o estresse emocional, os problemas financeiros causados pelo congelamento da economia, a ansiedade do desconhecido e as notícias de falecidos.

Segundo o site de notícias Christianity Today, uma em cada dez pessoas entrevistadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, entre adultos estadunidenses, apresentou sintomas de ansiedade e transtornos depressivos, no período de quase um ano.

A Bíblia influencia na saúde mental

Entretanto, uma pesquisa promovida pela American Bible Society, em parceria com a Baylor University, apontou que há uma relação direta entre a saúde mental de uma pessoa com a leitura bíblica.

Os resultados mostraram que os participantes tiveram uma redução no sintomas do transtorno de estresse pós-traumático e aumento do perdão, da compaixão e do senso de propósito, após a meditação nas Escrituras.

O estudo foi aplicado em 210 homens e mulheres encarcerados, em que pessoas treinadas leram a Bíblia para eles. Então, os participantes responderam perguntas sobre si mesmos e sobre a sua saúde mental antes e após a leitura. E notou-se uma mudança positiva. Já um grupo de 139 pessoas também detidas respondeu às perguntas sem passar pelas sessões de leitura e o resultado foi diferente com relação ao primeiro grupo.

A Palavra de Deus

A verdade é que a Bíblia é a própria Palavra de Deus. E não tem como uma pessoa ser exposta aos ensinamentos divinos e sair dali sem ser confrontada, sem perceber que a voz do seu próprio Criador falou consigo.

Por meio do livro bíblico de Gênesis (que tem sido retratado pela novela da Record TV), nós percebemos que quando Deus fala, Ele cria. Tudo o que Ele faz se materializa por meio de Suas palavras.

Portanto, adquira o hábito de meditar na Palavra de Deus todos os dias e converse com Ele expondo o que há em seu interior. Com certeza, você também notará uma diferença.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images