Peppa Pig celebra Mês do Orgulho LGBT e pais rebatem a iniciativa

Não é a primeira vez que a animação infantil é criticada por se envolver com a temática

Imagem de capa - Peppa Pig celebra Mês do Orgulho LGBT e pais rebatem a iniciativa

No dia 1º de junho, o desenho infantil Peppa Pig usou seus perfis nas redes sociais para celebrar o denominado Mês do Orgulho LGBT. A ilustração divulgada, além de apresentar o casal de personagens lésbicas da animação, utiliza a expressão “Happy Pride” (“Feliz Orgulho”, em português) e complementa em sua legenda: “Aqui é para celebrar o amor”.

A publicação resultou em polêmica e milhares de comentários de pais e responsáveis revoltados com a iniciativa que classificaram como “agressiva” e “desnecessária”.

O que disseram alguns deles:
  • “Por que estamos desejando às crianças um Feliz Mês do Orgulho, Peppa? Você é um show de criança”, comenta um pai no Twitter.
  • “Parece que todas ou a maioria das grandes empresas estão indo nessa direção. Não consigo imaginar o quanto isso se tornará mais agressivo nos próximos anos”, disse outro.
  • “Tenho idade suficiente para me lembrar de quando os desenhos animados eram engraçados e não veículos de doutrinação”, desabafou mais um.
Histórico de indignação:

Essa não é a primeira vez que a animação infantil britânica mundialmente conhecida é criticada por se envolver com a temática. No ano passado, o episódio Families, exibido no Canal 5 no Reino Unido, retrata a protagonista Peppa Pig conhecendo as mães da personagem Penny Polar Bear, que explica: “Eu moro com minha mamãe e com minha outra mamãe. Uma mamãe é médica e outra mamãe cozinha espaguete.”

O episódio teria sido exibido após uma petição online que reuniu milhares de assinaturas pedindo que fosse exibida uma família de pais do mesmo sexo no desenho. Na petição, os criadores escreveram: “As crianças que assistem Peppa Pig estão em uma idade influenciável. Excluir famílias do mesmo sexo vai ensiná-las que apenas famílias com um pai ou mãe ou dois dois pais de sexos diferentes são normais”.

O que analisar:
Cada dia mais, a ideologia de gênero visa alcançar o público infantil, visto que é nesta fase que as crianças tendem a adquirir os valores que darão seguimento para a sua vida. Assim, o seu perfil “influenciável” é um forte atrativo para fortalecer ideologias e interesses das comunidades para o futuro. Contudo, a infância é um momento de pureza e deve se manter resguardada de assuntos complexos que podem comprometer esse período da vida, é o que dizem os especialistas.
Relembre outros casos:
imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Twitter (@peppapig) e Reprodução