Mais uma vez, beijo gay é exibido em série infantil e Netflix é criticada

Na animação Ada Batista, Cientista, o casal de homens aparece se beijando durante a cerimônia de casamento, assistida por uma plateia de crianças

Imagem de capa - Mais uma vez, beijo gay é exibido em série infantil e Netflix é criticada

Após uma série de críticas à ideologia de gênero defendida em produções ao público infantil, Netflix volta exibir cenas de beijo gay e casamento entre personagens do mesmo sexo.

Entenda o caso:
  • A série animada Ada Batista, Cientista foi alvo de críticas após apresentar casamento gay entre os personagens Sensei Dave e Joe do Jiu-Jítsu, na  4ª temporada do desenho infantil.
  • No episódio de número 11, “Blue River Wedding” (Casamento Rio Azul, traduzido para o português), os amigos Ada Batista, Rosie Revere, Iggy Peck e Benny B ajudam a salvar a cerimônia de casamento ameaçada por um tornado que chegava na cidade.
  • O “casal” aparece se beijando durante a cerimônia de casamento, assistida por uma plateia de crianças.
  • A mensagem da animação também fortalece a ideia de que a união matrimonial dos dois personagens é apoiada por seus amigos e familiares.
A repercussão:

A plataforma de streaming Netflix já enfrentou um alto índice de perdas de assinantes após passar a produzir conteúdos que promovem a ideologia de gênero às crianças. Entretanto, ainda que muitos pais e responsáveis não se sintam confortáveis com cenas como esta reproduzidas nas animações, a plataforma continuou investindo nos conteúdos sem mudar a classificação livre da produção.

A cena exibida em Ada Batista, Cientista provocou revolta em muitos pais, que declararam o seu descontentamento nas redes sociais: “Veja o que acontece neste desenho assistido por crianças com não mais que 8 anos. Cada um faz o que quiser com sua vida, mas empurrar goela abaixo em crianças já é demais”

Relembre um caso recente: Netflix: Pais reclamam e cancelam assinatura, após beijo gay em desenhos animados

Ao que devemos nos atentar:

Presenciamos a insistência de produtores de conteúdos em normalizar discussões que envolvam orientação sexual, transição ou ideologia de gênero, ainda que este público seja composto por crianças; assuntos complexos que, muitas vezes, em vez de esclarecimento, podem trazer dúvidas e conflitos.

Sendo assim, cabe aos pais e/ou responsáveis assumirem a responsabilidade de orientar e revisar os conteúdos que sua criança tem assistido, mesmo com indicação ao público infantil e classificação livre.

Seleção de ouro
Muitos pais reconhecem a importância de escolher com cuidado o que as crianças veem nas telas, mas onde encontrar conteúdos de qualidade? Uma das opções é o Univer Kids: uma aba especialmente dedicada aos pequenos na plataforma de streaming Univer Vídeo.

O responsável de produto do Univer Vídeo, Mauricio Godinho, explica que todo filme e série disponível no portal passa por um rigoroso processo de curadoria e que “com o conteúdo infantil, a exigência é ainda maior. Nosso time dedica o tempo que for necessário para assistir e avaliar cada detalhe para entender a mensagem transmitida e observar possíveis mensagens subliminares. Tudo isso para garantir a segurança da criança que assiste ao Univer Vídeo”.

Clique aqui e ofereça para seus filhos conteúdo seguro que edifica.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Divulgação/Netflix