Pedras na vesícula, os temidos cálculos biliares

Saiba mais sobre essa doença que nem sempre apresenta sintomas

Imagem de capa - Pedras na vesícula,  os temidos cálculos biliares

Muitas pessoas apresentam diferentes distúrbios digestivos. Um deles ocorre quando ingerem alimentos gordurosos e se queixam de dores abdominais do lado direito. Isso pode ser colelitíase, popularmente conhecida como pedras na vesícula, e acontece por causa da formação de cálculos de sais e colesterol que ficam depositados na vesícula biliar.

“Os sais biliares ajudam na digestão de gorduras, são produzidos no fígado e armazenados na vesícula biliar. O sal biliar pode ser comparado com a água do mar: se você pegar um pouco dessa água e levar para casa, em pouco tempo verá a diferença: mesmo que a água esteja limpa, ela tem sais e cristaliza. Em algumas pessoas, a bile produz mais sais, são as chamadas biles formadoras de cálculos ou bile litogênica na linguagem médica”, explica o gastroenterologista Rogério Toledo Júnior.

Ele diz ainda que quando a pessoa tem a bile com hiperfunção (função diminuída) o depósito persiste por mais tempo na vesícula e a composição da bile faz com que esses grãos de sais grudem no colesterol e assim se formam as pedras.

“Os cálculos biliares podem não apresentar sintomas, o que dificulta o diagnóstico e pode agravar o quadro clínico para uma doença chamada pancreatite biliar, uma inflamação no pâncreas que pode ser letal com incidência de mortalidade que ultrapassa 20% do total de pacientes diagnosticados com pedra na vesícula”, destaca o médico.

Percurso dos cálculos
Segundo o especialista, quando há cálculos únicos e grandes alguns pacientes preferem evitar a cirurgia de remoção porque a pedra está parada na vesícula. “Porém não se pode garantir que esse cálculo não tenha microcálculos ao redor que em algum momento se desprenderão. Os cálculos se movimentam porque a vesícula é um órgão muscular que no momento da digestão se contrai e libera a bile para digerir o alimento. Em razão desse movimento, o cálculo pode se mover para as vias biliares, causar um bloqueio na saída da vesícula e muita dor na região.”

O médico alerta que os exames regulares ajudam a diagnosticar o problema precocemente. “Não há remédio milagroso, como os chamados chás quebra- cálculos, e alguns são paliativos da dor. Recomendo procurar um médico para que ele indique o tratamento mais
adequado”, diz.

Se você apresentar algum sintoma mostrado na arte ao lado, procure atendimento médico especializado.

 

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Arte: Éder Santos